RESUMO
RACIONAL: A pandemia de COVID-19 teve um efeito negativo na educação cirúrgica na América Latina, diminuindo o treinamento cirúrgico dos residentes e a prática clínica supervisionada.
OBJETIVOS: Identificar estratégias que foram propostas ou implementadas para adaptar o treinamento cirúrgico e a prática clínica supervisionada às limitações relacionadas ao COVID-19 na América Latina.
MÉTODOS: Foi realizada revisão de literatura entre abril-maio de 2021, dividida em duas buscas. O primeiro procurou identificar estratégias de adaptação em América Latina para treinamento cirúrgico e prática clínica supervisionada. A segunda foi realizada como complemento para identificar metodologias propostas no resto do mundo.
RESULTADOS: Na primeira busca, foram selecionados 16 dos 715 artigos. Na segunda, foram selecionados 41 dos 1.637 artigos. Estratégias adaptativas propostas na América Latina com foco em videoconferência e simulação. No resto do mundo, foram sugeridas análises críticas remotas de cirurgias gravadas/ao vivo, tele-mentoria intra-cirúrgica e gravação de cirurgia com feedback pós-operatório.
CONCLUSÕES: Múltiplas estratégias de adaptação para educação cirúrgica durante a pandemia de COVID-19 foram propostas na América Latina e no resto do mundo. Há uma oportunidade de implementar novas estratégias a longo prazo para treinamento cirúrgico e prática clínica supervisionada, embora mais estudos prospectivos sejam necessários para gerar recomendações baseadas em evidências.
DESCRITORES: COVID-19; SARS-CoV-2; Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Humanos; Procedimentos Cirúrgicos Operatórios; Educação