Open-access Análise da dose vocal em pessoas cisgênero: resultados preliminares

RESUMO

Objetivo  Verificar a diferença das medidas de frequência fundamental, intensidade e de dose vocal entre mulheres e homens cisgêneros, em situações de mesma demanda de voz.

Métodos  Trata-se de uma pesquisa observacional transversal. Participaram do Grupo 1 cinco homens cisgêneros, com idade entre 21 e 24 anos, e do Grupo 2, cinco mulheres cisgêneras, com idade entre 22 e 25 anos, todos sem queixas vocais e estudantes do curso de Fonoaudiologia. Os indivíduos foram pareados por demanda vocal, sendo que todos estavam matriculados nas mesmas disciplinas do curso de graduação. Todos os participantes se autodefiniram como cisgêneros, ou seja, identificaram-se com o sexo designado ao nascer. A coleta foi realizada de forma simultânea aos pares (um participante do G1 e um do G2), por um período contínuo de dez horas. Para a coleta de dados, utilizaram-se dois dosímetros da marca VoxLogⓇ. Para comparação das medidas entre os grupos utilizou-se o teste t de Student, com nível de confiança de 95%.

Resultados  Observou-se que as mulheres cisgêneras apresentaram maiores valores de frequência fundamental (p=0,001), porcentagem de fonação (p=0,037), dose cíclica (p=0,002) e dose de distância (p=0,008). A intensidade da voz de ambos os grupos foi semelhante no período avaliado.

Conclusão  Mulheres cisgêneras apresentam maiores valores de frequência fundamental, porcentagem de fonação, dose cíclica e dose de distância, do que homens cisgêneros. Avaliar a dose vocal entre os gêneros é importante para a melhor compreensão dos fatores etiológicos das disfonias comportamentais e para definir uma reabilitação vocal mais personalizada.

Palavras-chave:  Voz; Identidade de gênero; Disfonia; Dosimetria; Fonoaudiologia

location_on
Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro