Open-access Associação entre a qualidade de vida e o estresse em estudantes de Fonoaudiologia

RESUMO

Objetivo  Verificar a associação entre a qualidade de vida - a partir dos domínios “bem-estar físico e material”; “relações com outras pessoas”; “atividades sociais, comunitárias e cívicas”; “desenvolvimento pessoal e realização” e “recreação” -, com o estresse em estudantes de Fonoaudiologia.

Métodos  Quarenta estudantes (34 do gênero feminino), de um curso de graduação em Fonoaudiologia, com idades entre 19 e 39 anos, responderam às questões da Escala de Qualidade de Vida de Flanagan e do Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp e os resultados foram analisados por meio de regressão logística binária.

Resultados  Os domínios relacionados à qualidade de vida com piores resultados foram “bem-estar físico e material” e “desenvolvimento pessoal e realização” e o domínio que apresentou melhores resultados foi “relações com outras pessoas”, sendo capaz de prever 21,2% dos casos de estresse. A qualidade de vida no domínio “relações com outras pessoas” foi uma preditora significativa do estudo, sendo considerada como protetora para o estresse na amostra investigada.

Conclusão  Uma boa qualidade de vida no domínio “relações com outras pessoas” apresentou-se como fator protetor do estresse em estudantes do curso de Fonoaudiologia.

Palavras-chave:  Qualidade de vida; Indicadores de qualidade de vida; Estresse psicológico; Saúde do estudante; Estudantes

location_on
Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro