Open-access Concentrações de metais na água, sedimentos e macrófitas aquáticas em um rio localizado em uma região de clima semiárido quente

Resumo 

Objetivo  i) existe diferença no grau de contaminação nas diferentes partes da bacia nos compartimentos água, sedimento e macrófitas aquáticas? e ii) os três compartimentos respondem de forma semelhante à contaminação por metais?

Metódos  Amostras de água, sedimento e macrófitas aquáticas (Salvinia auriculata Aubl., Pistia stratiotes L., Ludwigia helminthorrhiza (Mart.) H. Hara e Eichhornia crassipes (Mart.) Solms) foram coletadas em 10 locais de amostragem em diferentes trechos de uma bacia hidrográfica tropical. Foram determinadas as concentrações de Fe, Pb, Ni, Zn, Mn, Cr, Cu e Cd e aos resultados nós aplicamos uma Análise de Componentes Principais (ACP), separadamente para cada compartimento, para ordenar os locais de coleta.

Resultados  Fe e Mn mostraram maiores concentrações do que os outros metais nas plantas e no sedimento. Com exceção do Mn, a ordem dos metais foi similar na água e no sedimento. No entanto, a ACP ordenou os locais de coleta de forma diferente. Nossos resultados demonstraram que a ordenação dos locais de amostragem por concentração de metais difere entre água, sedimento e macrófitas.

Conclusão  Nós concluímos que avaliar a contaminação de ambientes aquáticos por metais e os efeitos da contaminação na cadeia alimentar, não basta avalia-los apenas na água e sedimento, mas também em alguma comunidade aquática.

Palavras-chave:  contaminantes metálicos; poluição da água; ecossistema fluvial; macrófitas aquáticas


location_on
Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, CEP: 13506-900 , Tel.:+55 (19) 3526-4225 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro