Open-access Revendo o processamento da matéria orgânica pelas áreas úmidas

Resumo

Objetivo  Os processos de ciclagem em áreas úmidas são altamente dinâmicos e envolvem interações complexas entre processos hidrológicos, transformações biogeoquímicas e comunidades microbianas. Esta revisão avaliou as interações entre os elementos no contexto dos ciclos biogeoquímicos e as possíveis rotas em que a matéria orgânica é processada em solos alagados.

Métodos  Nessa revisão foram abordados os processos de entrada e ciclagem de matéria orgânica em solos inundados. Utilizamos um levantamento bibliográfico não sistemático para indicar as possíveis rotas biogeoquímicas de processamento da matéria orgânica em solos alagados.

Resultados  Exploramos processos hidrológicos, disponibilidade de oxigênio, rotas biogeoquímicas do processo de matéria orgânica e as entradas e exportações de matéria orgânica em solos alagados de áreas úmidas.

Conclusões  A degradação anaeróbica dos recursos orgânicos ocorre predominantemente em solos submersos. Em condições de manutenção das taxas naturais de produção primária e adução de detritos alóctones, o armazenamento de detritos orgânicos em solos alagados prevalece sobre a mineralização. A importância da hidrologia para a exportação de carbono orgânico é evidente. Nas áreas úmidas, a exportação de matéria orgânica está predominantemente associada à matéria orgânica dissolvida e a produção de metano.

Palavras-chave:  solos alagados; regime hidrológico; reações biogeoquímicas; ciclagem de carbono e nutrientes; anaerobiose; decomposição

location_on
Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, CEP: 13506-900 , Tel.:+55 (19) 3526-4225 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro