Open-access Aspectos reprodutivos em uma população isolada de Psalidodon aff. fasciatus (Teleostei: Characidae) do sul do Brasil

Resumo:

Objetivo  Investigar caracteres reprodutivos em uma pequena população natural de Psalidodon aff. fasciatus que está isolada em um ambiente com rara configuração geológica, uma depressão em forma de dolina (conhecida como Furna 2), com diâmetro médio de 80 m e lâmina d'água de 50 m, patrimônio natural do Parque Estadual de Vila Velha.

Métodos  Os peixes foram coletados entre fevereiro de 2019 e janeiro de 2020 com redes e covos; foram determinados o comprimento padrão e o peso total, além da remoção das gônadas para análises histológicas. Também, foram estimadas a relação peso-comprimento, o fator de condição relativo, a proporção sexual e o tamanho da primeira maturação (L50 e L95) para machos e fêmeas.

Resultados  Caracterizamos cinco estádios de desenvolvimento gonadal: repouso, maduro inicial, maduro, parcialmente vazio e totalmente vazio, não diferindo do esperado para a espécie. Os resultados aqui obtidos indicam que esses lambaris possuem estratégia de vida do tipo oportunística (r). Comparado a estudos anteriores, descobrimos que os peixes desta população começam a amadurecer em tamanhos menores. Indicando crescimento alométrico negativo, a relação peso-comprimento foi WT = 0.0002 * LT2.3039, e o fator de condição (Kn = 0.95) não diferiu significativamente entre os sexos. A proporção sexual revelou uma predominância significativa e inesperada de machos (1M: 0,6 F) dentro da população, e também quando comparada com outras populações não isoladas da mesma espécie.

Conclusões  Nossos resultados revelam um desequilíbrio na proporção sexual, contrastando com o esperado para a espécie em condições de não isolamento. Esse desequilíbrio pode estar relacionado ao isolamento completo desse ambiente, sugerindo que as fêmeas podem estar sendo afetadas por alguma força evolutiva, como a endogamia. No entanto, não podem ser descartados outros fatores, pois, os mecanismos genéticos subjacentes permanecem ainda desconhecidos, somente investigações futuras poderão revelar uma compreensão mais completa da reprodução em populações isoladas.

Palavras-chave:  lambari; reprodução; razão sexual; gônadas; endogamia

location_on
Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, CEP: 13506-900 , Tel.:+55 (19) 3526-4225 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro