Open-access O impacto de um experimento de biomanipulação na dieta da ictiofauna de um reservatório do semiárido neotropical

Resumo

Objetivo  Avaliar o impacto de um experimento de biomanipulação na alimentação das espécies da ictiofauna de um reservatório do semiárido neotropical, antes e após a remoção da espécie exótica Oreochromis niloticus.

Métodos  Os dados foram amostrados em dois períodos, antes da remoção da espécie (maio de 2012 a janeiro de 2013) e após a remoção (abril de 2013 a novembro de 2013). Foram analisadas os valores do Índice Alimentar de seis espécies: Oreochromis niloticus, Prochilodus brevis Steindachner,1875, Hypostomus cf. paparie Fowler,1941, Hoplias gr. malabaricus Bloch,1794, Astyanax bimaculatus Linnaeus,1758 e Leporinus piau Fowler,194. O índice de Morisita-Horn foi usado para avaliar a similaridade alimentar entre as espécies e estabelecer categorias tróficas (insetívora, onívora, detritívora/iliófaga e piscívora). Para avaliar as possíveis variações devido à presença da espécie O. niloticus, foi utilizado o Índice Alimentar das espécies numa matriz de similaridade de Bray-Curtis, usando a análise de ordenação (NMDS), a Análise de Correspondência Canônica (CCA) avaliou se houve influência das variáveis ambientais na dieta, a partir dos dados do Índice Alimentar.

Resultados  As espécies foram enquadradas em quatro categorias tróficas que não demonstraram variação nos grupos formados entre os períodos estudados. Após a remoção da tilápia algumas espécies apresentaram mudanças em itens alimentares, segundo a análise de ordenação (NMDS). A Análise de Correspondência Canônica indicou uma baixa associação entre os dados do Índice Alimentar mensal das espécies e as variáveis ambientais.

Conclusão  O processo de biomanipulação no reservatório da Estação Ecológica de Serra Negra, visando comparar as dietas de cinco espécies nativas antes e após a remoção da espécie exótica Oreochromis niloticus, resultou em alteração na composição da dieta de três das cinco espécies estudadas.

Palavras-chave:  biomanipulação; peixes; semiárido; dieta

location_on
Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, CEP: 13506-900 , Tel.:+55 (19) 3526-4225 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro