Open-access Parâmetros abióticos e comunidade planctônica em viveiro de piscicultura com fluxo contínuo de água

Resumo

Objetivo  O objetivo deste estudo foi investigar as condições limnológicas, fitoplâncton e zooplâncton em um viveiro fortemente afetado pelo manejo em duas estações do ano, seca e chuva.

Métodos  Foram analisados os parâmetros físicos e químicos da água, os macro e micronutrientes do sedimento, fitoplâncton e zooplâncton, em quatro diferentes pontos de coleta durante oito meses, nas estações chuva e seca. Para avaliar a influência das variáveis ambientais na variação da composição do fitoplâncton e zooplâncton e selecionar o melhor modelo explicativo foi aplicado Distance-Based Linear Model (DISTLM) utilizando o critério de informação Akaike (AIC).

Resultados  De acordo com o teste multiparamétrico aplicado, as variáveis pH, STS e fósforo total são as que melhor explicam a composição da comunidade biótica (AICc = 45,6 e R2 = 0,80). Em relação ao fitoplâncton, as Chlorophyceae apresentaram 32 taxa correspondendo a um percentual de 75-85% do fitoplâncton total, com elevada densidade alcançando 2.365-4.180 ind.L-1 durante o período de amostragem. Na comunidade zooplanctônica o grupo mais abundante em ambas as estações foi Rotifera, exceto em IW2 durante a estação seca, quando a densidade de Copepoda foi mais elevada correspondendo aos 52% da comunidade zooplanctônica local.

Conclusão  A contribuição do material alóctone para o viveiro de peixes durante as duas estações consiste principalmente de macro e micro nutrientes e coliformes termotolerantes que influenciaram a comunidade planctônica promovendo elevada densidade de Cyanobacteria na estação chuvosa. A comunidade planctônica do viveiro de piscicultura foi característica de ambientes rasos e pequenos. Um protocolo de manejo em piscicultura com fluxo contínuo de água deve ser adotado, de acordo com as condições de cada região, como ferramenta para se evitar riscos na produção de peixes.

Palavras-chave:  estação de chuva e seca; aquicultura; manejo; ftoplâncton e zooplâncton

location_on
Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, CEP: 13506-900 , Tel.:+55 (19) 3526-4225 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro