Open-access O papel dos sedimentos nos ciclos de carbono e poluentes em ecossistemas aquáticos

Resumo

Objetivo  Modificações antrópicas na paisagem estão acelerando os ciclos biogeoquímicos e promovendo desbalanços entre ecossistemas terrestres e aquáticos de maneira sem precedentes, com impactos ainda desconhecidos nos processos bióticos e abióticos. Desta forma, é crescente o interesse científico nas relações entre atividades humanas e funções ecossistêmicas.

Métodos  Neste trabalho, foi realizada uma revisão do papel dos sedimentos aquáticos nos ciclos do carbono e de poluentes.

Resultados  Neste trabalho exploramos brevemente o contexto histórico, a origem e composição dos sedimentos, bem como os fatores que influenciam os processos de ciclagem do carbono e dos contaminantes, e o papel dos sedimentos nas emissões de gases de efeito estufa em ecossistemas aquáticos.

Conclusões  Sedimentos aquáticos podem ajudar a compreender as mudanças nos ecossistemas terrestres e aquáticos, uma vez que são considerados bons sentinelas, capazes de refletir processos biogeoquímicos chave ao longo do tempo.

Palavras-chave:  ciclos biogeoquímicos; sedimentos de água doce; mineralização do carbono orgânico; contaminantes; atividade antrópica

location_on
Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, CEP: 13506-900 , Tel.:+55 (19) 3526-4225 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro