Open-access Efeitos de longo prazo de uma paisagem rural sobre a estrutura e organização trófica de uma assembleia de peixes

Resumo

Objetivo  Investigamos os efeitos a longo prazo de uma paisagem rural sobre a estrutura e organização trófica de uma assembleia de peixes.

Métodos  Comparamos dados ambientais e dados da estrutura e organização trófica da assembleia de peixes, amostrados em um riacho localizado em uma área rural, em um intervalo de tempo de 20 anos.

Resultados  Observamos apenas mudanças pontuais nas variáveis ambientais e na estrutura da ictiofauna, as quais podem não estar relacionadas com o ambiente rural. Na dieta dos peixes, a insetivoria se manteve predominante em todos os períodos amostrais. Entretanto, quando analisamos os grupos de hexápodes consumidos pelas espécies de peixes, encontramos uma substituição de Ephemeroptera e Trichopetra por Diptera ao longo do tempo.

Conclusões  Embora a estrutura da assembleia de peixes não tenha sido afetada, a análise da dieta insetívora mostrou que o trecho do riacho pode estar em um processo contínuo de perda de qualidade ambiental, uma vez que a simplificação na estrutura da assembleia de macroinvertebrados ao longo do tempo é indicativa de degradação ambiental.

Palavras-chave:  dieta; hábito alimentar; ambiente rural; variação sazonal; riacho tropical

location_on
Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, CEP: 13506-900 , Tel.:+55 (19) 3526-4225 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro