Open-access A cheia não causou homogeneização taxonômica e funcional da comunidade de Chironomidae (Diptera) em uma planície de inundação neotropical

Resumo:

Objetivo  Nós investigamos a hipótese que a cheia reduz a diversidade beta taxonômica e funcional de larvas de Chironomidae (Diptera) em lagoas de inundação causando homogeneização biótica.

Métodos  Coletamos amostras bentônicas usando uma draga do tipo Petersen modificado em 18 lagoas em um período de cheia (março de 2011) e um período de seca (setembro de 2011) na planície de inundação do alto rio Paraná. Nós comparamos a diversidade beta taxonômica e funcional nos períodos de cheia e de seca usando uma análise de dispersão multivariada (PERMDISP).

Resultados  Nós encontramos que a diversidade beta de Chironomidae foi similar entre os períodos hidrológicos.

Conclusões  Nós não encontramos evidência de homogeneização biótica devido à cheia. Nossos resultados sugerem outros mecanismos além do aumento da conectividade e da similaridade ambiental devido ao pulso de inundação estruturam a comunidade bentônica, tais como a variação na identidade das espécies tolerantes à cheia entre as lagoas.

Palavras-chave:  homogeneização biótica; diversidade beta; planície de inundação do alto rio Paraná; zoobentos

location_on
Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, CEP: 13506-900 , Tel.:+55 (19) 3526-4225 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro