Open-access Avaliando a suficiência taxonômica das comunidades de macroinvertebrados e seu potencial para distinguir os impactos do uso da terra em riachos de terras baixas no Uruguai

Resumo:

Objetivo  Os macroinvertebrados são amplamente utilizados como bioindicadores para avaliar a forma como os ecossistemas de riachos respondem às alterações dos habitats físicos e químicos causadas pela atividade humana. Embora o nível taxonômico de família seja normalmente utilizado para identificar macroinvertebrados em programas de biomonitoramento, uma resolução taxonômica mais grosseira pode fornecer informações semelhantes. O objetivo é avaliar a suficiência taxonómica, comparando as comunidades de macroinvertebrados ao nível da ordem e da família, para diferenciar os efeitos de diferentes usos do solo.

Métodos  Realizamos experimentos de colonização utilizando substratos artificiais em cursos de água representativos de três tipos de uso do solo: urbano (U, n=3), agricultura intensiva - produção de leite (AD, n=4), e pecuária extensiva (CR, n=4).

Resultados  Obtivemos resultados semelhantes utilizando ambos os níveis taxonômicos, o que permitiu distinguir eficazmente os impactos dos diferentes usos do solo. Nos locais examinados, a maioria dos grupos indicadores apresentava apenas uma família por ordem, com exceção dos Ephemeroptera (Leptophlebiidae, Baetidae e Caenidae). Notavelmente, Baetidae e Caenidae foram mais predominantes em riachos associados à criação extensiva de gado (CR).

Conclusões  Embora este estudo forneça um precedente claro, é necessária uma investigação mais aprofundada destes sistemas e de outras utilizações do solo (por exemplo, reflorestamento) para validar este padrão. A avaliação taxonômica mais grosseira tem potencial para ser um método económico de monitoramento e avaliação de cursos de água no Uruguai.

Palavras-chave:  ordem; família; Amphipoda; Littorinimorpha; Ephemeroptera

location_on
Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, CEP: 13506-900 , Tel.:+55 (19) 3526-4225 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro