Open-access Estado da arte da identificação de ovos e larvas de peixes de água doce no Brasil

Resumo:

Objetivo  O objetivo do estudo é auxiliar no direcionamento das pesquisas no Brasil com ovos e larvas de peixes continentais, principalmente quanto ao conhecimento do desenvolvimento inicial, bem como apresentar o estado da arte e apontar as lacunas e direcionamentos futuros para o desenvolvimento das pesquisas na área.

Métodos  O levantamento da produção bibliográfica foi realizado através das plataformas eletrônicas e examinadas com o intuito de averiguar se abordava alguma descrição morfológica de ovos e/ou larvas de peixes.

Resultados  Foram encontrados 121 estudos, entre artigos científicos, teses, dissertações, capítulos de livros e livros. Nessa produção bibliográfica foram caracterizadas 140 espécies o que representa apenas 4,1% do total de espécies presentes nas bacias brasileiras. A maior parte das espécies estudadas pertencem às ordens Characiformes e Siluriformes, que apresentam interesse comercial e que são nativas das bacias Paraná, Amazônica, Paraguai e Uruguai. Para algumas famílias muito ricas em espécies nos rios brasileiros como p.e., Characidae e Loricariidade, apenas uma fração de suas espécies foram caracterizadas quanto ao desenvolvimento inicial (2,6% e 0,7% do total, respectivamente) e 56% das famílias não apresentam nenhum estudo que aborda a ontogenia inicial. Com relação ao conteúdo das descrições, para 73 espécies há caracterização do período embrionário e 62 apresentaram todo o seu período larval descrito. Apenas para 41 espécies foram encontradas descrições completas (embrionário e larval) do desenvolvimento inicial. Todos estes estudos foram realizados principalmente, com material proveniente de desova induzida e material obtido em campo (série regressiva).

Conclusões  Podemos concluir que a caracterização de ovos e larvas apresenta ainda poucos estudos, limitados principalmente a espécies que habitam os rios da Bacia do Plata e Amazônica, aos estudos de peixes de importância comercial e onde se destaca ainda a incompletude da maior parte destes trabalhos.

Palavras-chaves:  ictioplâncton; ontogenia; região neotropical; estágios de desenvolvimento

location_on
Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, CEP: 13506-900 , Tel.:+55 (19) 3526-4225 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro