Open-access Estrutura da comunidade de invertebrados em rios da região central do Chile

Resumo

Objetivo  Os sistemas fluviais do Chile central são curtos, íngremes e fluem rapidamente. Eles são caracterizados por regimes de descarga dominados por chuvas e neve derretida. A fauna de invertebrados desses sistemas fluviais é altamente endêmica. O objetivo do presente estudo foi descrever a estrutura da comunidade de invertebrados em oito sistemas fluviais na região central do Chile (33-39°S), utilizando co-ocorrência de espécies e modelos nulos de compartilhamento de nichos.

Métodos  Amostras de invertebrados foram coletadas de rios chilenos centrais (33-39 ° S), os dados foram analisados com as espécies de coocorrência e os modelos nulos de compartilhamento de nichos para determinar potenciais padrões de estruturação.

Resultados  Os resultados revelaram a presença de padrões não estruturados em coocorrência, considerando cada local, bem como todos os locais, que é mais provavelmente um efeito da presença de muitas espécies repetidas nos locais estudados. A sobreposição de nicho revelou a existência de competição interespecífica em cada local e entre locais Os resultados obtidos para estes sistemas fluviais corroboram observações dos rios patagônicos chilenos.

Conclusão  O presente estudo contribui para a compreensão dos padrões biogeográficos e ecológicos das comunidades de invertebrados nos rios da região central do Chile e, como tal, constitui a base para estudos ecológicos mais complexos.

Palavras-chave:  ecossistemas fluviais; zooplâncton; insetos aquáticos; crustáceos; modelos nulos

location_on
Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, CEP: 13506-900 , Tel.:+55 (19) 3526-4225 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro