Open-access Ferramentas integradas para avaliação da qualidade ambiental em córregos estuarinos no Nordeste do Brasil

Resumo:

Objetivo  Este trabalho propõe a aplicação e o desenvolvimento de índices de qualidade ambiental para a avaliação de riachos estuarinos tropicais em diferentes escalas espaciais. O objetivo foi compreender as respostas biológicas da ictiofauna em relação a diferentes índices de perturbação para cada grupo de riachos, segundo o uso de terra predominante. Nossa hipótese é que o impacto na zona ripária do riacho pelo uso do solo em áreas adjacentes aos riachos interfere na estruturação da assembleia de peixes.

Métodos  Os Índices de Integridade Física do Habitat (IFH), em escala local (80,0 m), e o Índice de Integridade da Microbacia (IIM), em um raio de 1,6 km, foram aplicados em todos os riachos. Paralelamente, foram realizadas coletas de peixes com equipamento de pesca elétrica em um trecho de 80,0 m. Com os dados dos estimadores IFH, IIM e biológicos (riqueza de espécies e porcentagem de P. reticulata), foram realizados os testes não paramétricos de Kruskal-Wallis e de Dunn post hoc para verificar as diferenças entre os grupos de uso do solo, acompanhados de uma análise de regressão linear e polinomial com linhas de tendências que mostram uma relação entre os índices utilizados e as respostas biológicas.

Resultados  Observamos que todos os grupos de riachos apresentaram correlação positiva alta para os índices IIM e IFH. No entanto, os estimadores ecológicos não respondem às mudanças no uso da terra de forma linear, mas na forma de uma parábola com uma tendência polinomial.

Conclusões  Nossa principal conclusão é que a utilização de índices e estimadores como ferramentas de avaliação ambiental é uma maneira eficiente de avaliar a saúde de riachos. Os resultados também mostram que a integração dos índices locais e de paisagem reduzem as distorções observadas nos índices isoladamente.

Palavras-chave:  qualidade de habitat em riacho; avaliação espacial; estuário tropical; peixes estuarinos

location_on
Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, CEP: 13506-900 , Tel.:+55 (19) 3526-4225 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro