Open-access Ocorrência e avaliação de risco ecológicos de compostos farmaceuticamente ativos em pequenas bacias neotropicais, Brasil

Resumo: Objetivo  O objetivo do nosso estudo foi avaliar os níveis de contaminação de compostos farmaceuticamente ativos selecionados e sua potencial ameaça ecológica em riachos florestais.

Métodos  Amostras de água de córregos foram coletadas na segunda maior cidade do estado de Mato Grosso do Sul no centro-oeste do Brasil. Parâmetros físico-químicos e concentrações de CFA foram quantificados em amostras coletadas de seis campanhas de campo. A avaliação de risco ecológico (ARE) por meio do quociente de risco (QR) foi realizada com base na concentração máxima medida de CFA na água.

Resultados  Seis compostos farmacêuticos foram quantificados com sucesso nos riachos florestais, a saber, cafeína, naproxeno, diclofenaco, estriol, estradiol e etinilestradiol. Do ponto de vista do risco ecológico, o etinilestradiol (22.57), o estradiol (1.46), o diclofenaco (16,99) e a cafeína (5,30) podem ser considerados como CFA prioritários, pois apresentaram riscos moderados a altos para os organismos aquáticos e podem levar a danos ao longo da cadeia alimentar.

Conclusões  Este estudo fornece informações valiosas para reforçar a importância do monitoramento contínuo dos córregos florestados na região centro-oeste do país, bem como os esforços para controlar a entrada desses micropoluentes nos cursos d'água.

Palavras-chave:  fármacos; estrógenos; análise de risco; contaminantes ambientais


location_on
Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, CEP: 13506-900 , Tel.:+55 (19) 3526-4225 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro