Open-access Uma abordagem de multibiomarcadores para investigar os efeitos do paracetamol no eixo de regulação da reprodução de machos do bagre Neotropical Rhamdia quelen

Resumo:

Objetivo  O paracetamol (PCM), ou acetaminofeno, é um dos medicamentos mais utilizados no tratamento humano da dor e da febre. Por ser frequentemente encontrado no ambiente aquático, o objetivo deste estudo foi investigar os efeitos do PCM no eixo reprodutivo de machos do bagre Rhamdia quelen.

Métodos  Diferentes biomarcadores foram avaliados no hipotálamo, fígado e gônadas, bem como a quantificação de hormônios sexuais. Os peixes foram expostos a três concentrações de PCM: 0,25, 2,5 e 25 µg.L-1 e ao grupo controle (solvente acetona 0,0003%) e após 14 dias foram anestesiados para coleta de sangue e biometria, e a eutanásia foi feita para coleta de tecidos. Do sangue foi obtido plasma para quantificação de 11- keto testosterona e 17β - estradiol. O hipotálamo foi coletado para a expressão do gene da aromatase cerebral (cyp19a1b); o fígado para a expressão do gene da vitelogenina (vtg) e biomarcadores bioquímicos; e gônadas para os biomarcadores bioquímicos e histológicos.

Resultados  Não foram observadas alterações nos níveis hormonais, no nível de maturação sexual ou na expressão dos genes cyp19a1b e vtg. No fígado, a concentração de tióis não protéicos aumentou em 2,5 µg.L-1 de PCM, e a atividade da superóxido dismutase (SOD) foi reduzida em 0,25 µg.L-1 de PCM. Nas gônadas, a atividade da glutationa S-transferase (GST) diminuiu e a atividade da SOD aumentou em 25 µg.L-1 de PCM, enquanto a atividade da glutationa peroxidase (GPx) diminuiu após a exposição a ambas as concentrações de PCM.

Conclusões  Esses resultados mostraram que concentrações ambientais de PCM podem causar alterações no sistema antioxidante, principalmente nas gônadas de machos de R. quelen, porém sem alterar significativamente os níveis hormonais ou a expressão de genes relacionados ao eixo reprodutivo. Essas alterações podem ocorrer em concentrações já encontradas em ambientes aquáticos, inclusive no Brasil.

Palavras-chave:  acetaminofeno; desregulador endócrino; contaminante emergente; peixe

location_on
Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, CEP: 13506-900 , Tel.:+55 (19) 3526-4225 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro