Open-access Dimensões longitudinais do impacto do uso do solo em ecossistemas de rios

Resumo:

Objetivo  Os rios são conectados longitudinalmente através do fluxo de água e as dimensões espaciais dos efeitos das mudanças na vegetação ripária local ainda são pouco compreendidas. Mudanças recentes na Lei de Proteção da Vegetação Nativa permitem a redução de faixas laterais de proteção e anistia para a remoção de vegetação ciliar, o que pode aumentar a fragmentação da vegetação nativa, especialmente para riachos da Mata Atlântica.

Métodos  Apresentamos dois estudos de caso realizados em um riacho que drena uma paisagem fragmentada na Mata Atlântica. O riacho flui através de duas transições abruptas (floresta-pasto-floresta) e investigamos até que ponto os efeitos a montante de uma determinada condição ribeirinha poderiam ser detectados a jusante para um conjunto de variáveis.

Resultados  Os efeitos da cobertura da terra se propagaram a jusante tanto nas comunidades de algas como nas de macroinvertebrados e, para algumas variáveis de interesse, esses efeitos podem se estender até um km a jusante da transição.

Conclusões  Há uma necessidade de entender como a distribuição dos remanescentes florestais ciliares contribui para manter a resiliência aos impactos na escala de bacias.

Palavras-chave:  rios de Mata Atlântica; fragmentação de habitat; bacias hidrográficas; cobertura do solo; efeito longitudinal

location_on
Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, CEP: 13506-900 , Tel.:+55 (19) 3526-4225 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro