Open-access Preditores fenométricos de biomassa de Pontederia crassipes em ambientes naturais no rio Paraná

Resumo:

Pontederia crassipes é uma planta aquática flutuante livre nativa da América do Sul, que colonizou rios tropicais em vários continentes, tornando-se dominante nas planícies aluviais.

Objetivo  Neste estudo testamos a relação entre o comprimento das folhas e a biomassa foliar, e comparamos a precisão da estimativa fenométrica indireta com a biomassa direta acima do solo.

Métodos  Recolhemos folhas verdes de aguapé com diferentes tamanhos num lago de planície de inundação do rio Paraná (Argentina). As folhas foram secas em estufa de laboratório para obter um peso seco constante. Para determinar a acuracidade da estimativa fenométrica indireta foi comparada com a biomassa direta para a parte aérea. A análise de regressão foi utilizada para testar a relação entre o peso e o comprimento das folhas. O comprimento de 279 folhas verdes variou entre 7 e 115 cm.

Resultados  O método não destrutivo foi um bom preditor da biomassa foliar (R2 = 0,87 p < 0,0001). Não foram encontradas diferenças significativas entre o peso seco obtido diretamente e o peso estimado através do método indireto.

Conclusões  Os nossos resultados sugerem que o comprimento da folha é um bom atributo para estimar a biomassa aérea de P. crassipes. Este método é útil para reduzir o impacto do método direto de colheita de aguapé e necessário para aplicação em estudos experimentais que determinam a duração da vida foliar e a produtividade primária em clones.

Palavras-chave:  zonas úmidas; aguapé; grandes rios; América do Sul

location_on
Associação Brasileira de Limnologia Av. 24 A, 1515, CEP: 13506-900 , Tel.:+55 (19) 3526-4225 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: actalimno@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro