Open-access Bateria Breve de Rastreio Cognitivo (BBRC) para o diagnóstico da doença de Alzheimer leve em uma clínica geriátrica

RESUMO

O diagnóstico de sinais precoces da doença de Alzheimer (DA) é um grande desafio.

Objetivo  Investigar o uso da Bateria Breve de Rastreio Cognitivo (BCSB) para o diagnóstico de DA leve, em ambulatório de geriatria de hospital público do Rio de Janeiro.

Método  A BCSB foi administrada a 51 idosos com DA e 123 idosos sem demência (não-DA). Pacientes DA tiveram pior desempenho do que o grupo não-DA na BCSB, exceto desenho do Relógio (p = 0,10).

Resultados  Os resultados se mativeram após o controle de escolaridade e idade. As curvas ROC e análise de regressão logística indicaram que evocação tardia do teste de memória de figuras foi o melhor preditor para rastreio, com sensibilidade e especificidade superiores a 80%.

Conclusão  A BCSB, especialmente evocação tardia, identificou pessoas com DA em ambulatório de geriatria de hospital público, em uma amostra incluindo idosos com doenças crônicas, fragilidade física e comprometimento cognitivo.

doença de Alzheimer; envelhecimento; memória

location_on
Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro