Open-access Técnica de aspiração primária no tratamento do acidente vascular cerebral isquêmico por oclusões de grandes vasos

RESUMO

A trombectomia mecânica com stent retrievers é o tratamento padrão ouro do acidente vascular cerebral isquêmico agudo (AVCi) por oclusão de grandes artérias. A técnica de aspiração primária (ADAPT) tem sido proposta como uma estratégia de trombectomia rápida e com boa custo-efetividade. O objetivo deste estudo foi avaliar a segurança e eficácia da técnica ADAPT.

Métodos  A recanalização foi avaliada utilizando a escala mTICI. Os desfechos neurológicos foram avaliados utilizando as escalas do NIHSS e mRS.

Resultados  Quinze pacientes foram avaliados. Foram obtidas taxas de mTICI = 2b-3 em 80% e TICI = 3 em 60% dos pacientes. Não ocorreram hemorragias intracranianas. Em 3 meses as taxas de mRS≤2 e mortalidade foram respectivamente 60% e 13.3%.

Conclusão  A técnica ADAPT parece ser uma estratégia de recanalização rápida, segura e efetiva para o tratamento do AVC por oclusão de grandes artérias.

acidente vascular cerebral; stents; cateteres

location_on
Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro