Open-access Análise de RAPD revelando polimorfismo em parasitóides de ovos de percevejos da soja (Hemiptera: Pentatomidae)

Parasitóides de ovos (Hymenoptera: Scelionidae) do complexo de percevejos da soja (Glycine max L.) são candidatos potenciais a agentes de controle nos programas de manejo integrado de pragas da soja no Brasil. A correta identificação de espécies e/ou raças desses parasitóides é importante para implementação do uso do controle biológico. A técnica de "random amplified polymorphic DNA" (RAPD) foi usada para analisar indivíduos machos de Telenomus podisi Ashmead e Trissolcus spp. coletado em uma área de soja em Brasília em 1996. A análise de 18 oligonucleotídeos usados para os indivíduos de Trissolcus spp. revelou diferentes perfis de RAPD entre as espécies, indicando a possibilidade de utilizar esses marcadores para diferenciar T. teretis Johnson, T. urichi Crawford e T. basalis (Wollaston). Os 13 oligonucleotídeos usados para analisar 33 indivíduos de uma população de T. podisi produziram 103 bandas. Foram observados diferentes genótipos nessa população, que pela análise fenética com os dados de RAPD se agruparam com alta homogeneidade (similaridade >78,2%).

Insecta; microhimenóptero; variabilidade genética; marcadores moleculares; RAPD


location_on
Sociedade Entomológica do Brasil Caixa postal 481 - CEP 86001-970, Londrina - PR - Brasil, Fone:(43) 3376 2262, Fax: (43) 3342 3987 - Londrina - PR - Brazil
E-mail: suemart@sercomtel.com.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro