Open-access INFLUÊNCIA DA PRÁTICA ASSISTENCIAL EM ENFERMAGEM NO TRABALHO DOCENTE*

RESUMO:

Objetivo:  compreender a influência da prática assistencial em enfermagem no trabalho docente.

Método:  pesquisa qualitativa descritiva e exploratória, com 12 docentes concursados, atuantes nos cursos de graduação e técnico em enfermagem em uma instituição pública de ensino, na região sul do Brasil. Os dados foram coletados de junho a dezembro de 2022 por meio da técnica de grupo focal e entrevistas individuais. Para tratamento dos dados, empregou-se a Análise de Conteúdo Temática de Bardin com o auxílio do software Atlas.ti.

Resultados:  emergiram duas categorias: experiência profissional na assistência e cuidar como parte do ensino. Considerações finais: o estudo destaca a relevância da prática assistencial na formação docente em enfermagem e alerta sobre os riscos de transferir o cuidado assistencial para a sala de aula, visando preservar o processo de trabalho do docente e a formação de profissionais na área.

DESCRITORES: Prática Profissional; Educação em Enfermagem; Docentes de Enfermagem; Ensino Superior; Educação Profissionalizante.

HIGHLIGHTS

1. Enfermeiros docentes atuantes no curso técnico e graduação simultaneamente.

2. Associação da prática assistencial na construção do trabalho docente.

3. Sala de aula como ambiente similar do cuidado assistencial.

location_on
Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro