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1-União |
Apontam para a união/contato/ligação do ser humano consigo mesmo, com as outras pessoas, com o universo e com o tempo presente. |
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São práticas de meditação em movimento, ou seja, possuem característica introspectiva/interiorização. |
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Visam um trabalho de si para si, mesmo que feitas em grupo, pois propõem que a pessoa olhe para si, observe, perceba, conecte-se e concentre-se em si mesmo. |
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Apontam o vínculo das pessoas entre si, a importância de perceber o outro e estar em sintonia. |
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Externam uma preocupação de que as pessoas percebam sua união com o universo, entendido como a natureza, a terra e outros elementos que perdemos contato; o que está a sua volta, o mundo a sua volta e as atividades que o cercam; ou o Eu superior. |
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Indicam a consciência no momento presente, com a mente concentrada no que está fazendo, no agora, na presença, sendo possível esquecer o que está fora, ou uso da respiração como âncora; bem como a impermanência. |
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Ofertam uma visão complexa, ampliada, integral sobre a vida, entendida também como consciência plena. |
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Ligam a realização do exercício, o compartilhamento do momento, ver sentimentos, olhar outras pessoas. |
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Apresentam como finalidade principal o autoconhecimento, por meio do conhecimento do corpo na sua concepção ampliada (conhecer, entender, sentir, perceber o corpo e o que acontece consigo, assim como sinais e sintomas) e saber o que precisa, podendo favorecer o autocuidado, autonomia e empoderamento. |
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Partem de uma concepção ampliada de corpo, em oposição à ideia de um corpo fragmentado (peça por peça), considerando que somos um todo, expresso em várias dimensões: corpo e mente; físico e emocional; corpo, mente e espírito; corpo, mente e emoções; astral, mente, corpo e alma; cinco corpos: físico, emocional, mental, corpo de crença e corpo de prazer ou bem-aventurança; o que sinto, o que penso e aquilo manifestado no meu corpo. |
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Apresentam formas de compreender a anatomia e fisiologia do corpo a partir das visões ocidental e oriental. |
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Buscam promover sensação de plenitude, prazer, de valer a pena aquele momento, sendo esta uma forma de expressão/materialização/vivência da ideia de conexão. |
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2-Grupo |
São feitas em grupo. |
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São realizadas em grupos heterogêneos em idade e condições de saúde/doença. |
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São realizadas em grupos abertos, ou seja, qualquer pessoa pode participar, pode entrar/sair a qualquer tempo. |
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São inclusivas, pois propõem/adaptam movimentos que todos possam fazer, não precisa ter experiência prévia com a prática para participar e cada um é orientado a fazer dentro de suas condições. |
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Promovem no grupo interação, integração, união (unir as pessoas, unir problemas e possíveis soluções), vínculo; é viver com, viver o momento junto, trabalhar juntos, estar em sintonia. Ali se constroem amizades, uma família e derivam outros grupos para outras atividades. O grupo é uma oportunidade das pessoas se conhecerem, se enturmarem, espaço de se encontrar, conversar, trocar ideias, sentir-se querido, com carinho e acolhimento. No grupo tem contato físico constante, sentir o outro, tocar o outro. |
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Nem sempre promovem interação no grupo, pois não propiciam contato com outras pessoas da turma. O trabalho meditativo é tu contigo mesmo. O exercício é individual, mesmo compartilhando o mesmo espaço e os mesmos movimentos. |
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Estimulam a sensação de pertencimento à comunidade; curar-se no espaço em que nasceu, em que vive e desenvolve suas relações; e permitem conhecer o bairro. |
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As pessoas querem aumentar o grupo, chamam outras pessoas. |
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3-Cotidiano |
Estão ancoradas em uma certa filosofia de vida “aplicável” no cotidiano. |
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Possibilitam aprendizados (se aprende muito, aprendi a me concentrar, a pensar, a trabalhar a impermanência, a fazer em casa, a dançar, a conhecer a cultura musical de cada país), que as pessoas levam para o cotidiano. |
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Contribuem para ressignificar o cotidiano, pois as pessoas levam para a vida o que aprendem/vivenciam nas práticas, por exemplo: transformar a visão das coisas, transformar a realidade interna, lidar melhor com as questões da vida, lidar melhor com as emoções, lidar melhor com a convivência/reflete no convívio, ajudar as pessoas, ter equilíbrio nas atitudes do dia a dia, mudar discurso das dores/problemas para alegria, mudar a postura da queixa. |
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Quebram a racionalidade do dia a dia (ritmo de produtividade, aceleração e exigência) e a rotina (são oportunidades para sair e ver coisas novas). |
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Tem eficácia prática na vida das pessoas, pois resolvem problemas sutis e duros do cotidiano. |
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4-Saúde/Doença |
Partem de olhares diferentes para a saúde. |
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Entendem a saúde como o encontro consigo mesmo e a sensação de plenitude e conexão. |
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Promovem bem-estar, qualidade de vida, melhoria da saúde/doença e cura em várias dimensões do ser (melhoras relacionadas à hipertensão, dores, problemas de coluna, ciático e perna, depressão, dormir melhor; melhora de capacidades e qualidades físicas como coordenação motora, lateralidade, equilíbrio, alongamento, memória e concentração; sensações de calma, paciência, relaxamento, alegria, satisfação, felicidade, sair renovada). |
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Restabelecem movimentos naturais do corpo. |
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Reduzem uso de medicamentos e tabagismo. |
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São promotoras e recuperadoras de saúde. |
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Estimulam a pessoa a se ver como parte do seu tratamento, do seu remédio. |
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Estimulam a pessoa a ir mais fundo do que o imediato no tratamento. |
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5-Movimento |
São práticas de movimento corporal. |
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Possuem técnicas de movimento variadas. |
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Envolvem movimentos que parecem simples, leves, mas mexem com tudo, mexem muitos músculos. |
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Envolvem movimentos com diferentes ritmos, com repetição, com permanência ou continuidade, músicas alegres, meditativas e coreografias mais difíceis e movimentos adaptados. |
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Equilibram esforço e conforto. |
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Possuem um simbolismo nos movimentos, com sentidos e significados que podem ser explicados. |
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Combinam movimentos com falas e explicações sobre as técnicas, valores e filosofia da prática. |
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Associam movimentos com a respiração. |
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6-Não é |
Não são só biológico, físico, exercício físico, movimentos e repetições de movimentos, só alongar e relaxar. |
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Não seguem lógica de aula de ginástica com peso, do corpo fragmentado peça por peça. |
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Não exigem perfeccionismo e performance. |
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Não forçam a participação das pessoas. |
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7-Energia/Espiritualidade-Religiosidade |
Trabalham com energia e campos de força. |
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Possibilitam a circulação e obtenção de energia. |
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Promovem desenvolvimento pessoal e espiritual, inteligência espiritual, conexão com o Eu superior e integração corpo-mente-espírito. São uma oportunidade de evolução espiritual. |
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Consideram a espiritualidade, mas não tem cunho religioso, embora respeitem e acolham quem fala de Deus e sua religião, mas a pessoa pode participar mesmo sendo ateu e sem acreditar em Deus. |
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Envolvem alguns rituais, falas ou movimentos que abordam questões energéticas e espiritualidade. |
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8-Ciência |
Acreditam que nem tudo pode ser explicado pela ciência normal. |
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São comprovadas cientificamente. |
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9- Valores |
Apoiam-se e disseminam valores como: solidariedade, amor em ação, amorosidade, gratidão, paciência, felicidade, equilíbrio, equalização, além de estimularem qualidades positivas. |
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10- Profissional |
São novas estratégias para dar conta das demandas das comunidades, uma vez que a prática profissional baseada em protocolos, no modelo biomédico e institucional é insuficiente. |
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Satisfazem os profissionais que trabalham com elas. |
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São conduzidas por profissionais elogiados pelas usuárias por serem legais, ótimos e pelo carinho; mas também criticados porque exercem poder sobre as pessoas vulneráveis. |
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11-Acesso |
São acessíveis. |
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São gratuitas. |
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São ofertadas na esfera pública que deve ser valorizada. |
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12-Satisfação |
Satisfazem os profissionais que trabalham com elas. |
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Satisfazem as usuárias, que consideram que participar é bom, muito bom, bom para a vida, gratificante, maravilhoso, legal e que afirmam que vão porque gostam. |
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13-Respiração |
Trabalham a respiração. |
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Associam os movimentos com a respiração. |
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Promovem a conexão com o corpo e o tempo presente por meio da respiração. |
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14-Vivência |
Acreditam que a vivência (você não entra para olhar, entra para dançar) possibilita a compreensão e permanência da pessoa na prática. |
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15-Origem |
Possuem origens distintas em relação à época, local, criadores/ disseminadores e racionalidade. |
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16-Contraindicações |
Não são indicadas para determinadas condições de saúde/doença. |
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Possuem técnicas com e sem restrições. |
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17-Local |
São praticadas ao ar livre, em espaços da comunidade ou no interior do centro de saúde. |
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18-Avaliação das aulas |
São realizadas por meio de um trabalho coerente, tranquilo, com boa dinâmica. |
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Precisam melhorar em alguns aspectos, como a meditação inicial, professora substituta, piadinhas e atividade com violão. |
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19-Centro e Saúde |
Possibilitam saber informações do centro de saúde. |