Profissional |
- Formação profissional |
ACS2: Não, eu tive treinamento assim, entre nós ali dentro [agentes], aquelas mais velhas me treinaram ali, no jeito que elas sabem, a fazer o trabalho. |
- Educação continuada |
ENF3: Até teve um treinamento aqui [secretaria] para os agentes, mas assim, fica muito a desejar. […] Tem que ser na prática, a realidade. Os cursos são muito “papelzinho”, sabe, aquela coisa linda… ACS3: […] tinha muito slide, tinha muita coisa para você assistir, uma coisa assim. E muita leitura, né? […] Agora quanto você não esta ali participando, você está só ouvindo, acaba que a mente cansa e você acaba não dando nem atenção nem para aquilo que tá sendo falado. |
- Perfil profissional |
ENF1: O médico para participar é raro [de intervenções nutricionais]. Tem que ser um especialista em medicina da família. |
- Vinculação profissional |
ENF9: [sobre a falta de vinculação efetiva] alguns profissionais com quem eu trabalhei foram treinados, aliás, a maioria, foram treinados, o que demandou tempo, dinheiro, local, o tempo do profissional. Foram treinados e capacitados e depois de um tempo foi todo mundo embora. ACS3: […] A pessoa não começa a confiar em você não é no primeiro dia, é ao longo do tempo [..] Agora aí vem outra pessoa para a mesma área [devido rotatividade profissional], aí até aquela pessoa pegar confiança leva um bom tempo. Aí vai trocando, o pessoal vai desgastando também […] |
Organizacional |
- Demandas profissionais e divisão do trabalho |
ENF 9: A maioria dos médicos fica pouco tempo nas unidades, então a gente tá pegando no pé deles para eles ficarem as oito horas. ENF9: Então muitas vezes a gente não tem o tempo que a gente gostaria. […] seria ótimo se a gente pudesse estar sensibilizando as pessoas Mas a gente não tem esse tempo, entendeu? Simplesmente me mandam: ô, vocês vão ter que fazer tem que atualizar até setembro e pronto! |
- Estrutura física |
ENF1: Estrutura física para receber os profissionais? Aí vai depender. Quem tem uma unidade moderna tem [estrutura]. Mas a realidade da maioria é casa alugada, sem adaptação, sem estrutura nenhuma de serviço de saúde. |
- Exigências burocráticas |
ENF3: A gente não tem tempo de atender o paciente, acolher o paciente [devido demandas burocráticas]! Aí mandar uma apostila: “o acolhimento do paciente”… Como você vai acolher o paciente, se você tem uma mesa lotada de papel, de tudo… Nosso Deus! Ai a gente fica meio… eu fico revoltada com isso! |
- Questões contratuais |
ENF2: […] Por exemplo, eu sei que eu não tenho vínculo ali, que eu posso ter meu contrato rescindido a qualquer momento, [..] Aí você fala, nossa gente, eu já não tenho segurança nenhuma, eu já tô trabalhando desse jeito tumultuado, com um monte de serviço, tudo isso mexe com a cabeça da gente! |
- Envolvimento profissional |
ENF5: [..] isso vai começar dar efeito [profissional médico cumprir a carga horária] porque agora é que a gente vai ter tempo de sentar com o médico, porque ele sabe que não pode ir embora. […] vai ser uma coisa que às vezes ele não vai engolir, mas vai ter que fazer. |
Qualidade técnica |
- Tipo de intervenção |
ENF9: Na maioria dos PSF's não está acontecendo puericultura, acontece uma pesagem das criança […] e a mãe vai embora, sem nenhuma informação. |
- Realização de orientação alimentar |
ENF4: Eu até o período de amamentação, até os seis meses de amamentação exclusiva eu ainda acho tranquilo. Daí pra frente, não sei fazer! |
- Qualidade das intervenções X quantidade das intervenções |
ENF1: […] mais vale o médico que atende 40 numa manhã, do que um médico que atende, por exemplo, doze, mas dentro do que é preconizado [qualidade]. Então, hoje vale mais um número registrado em papel, do que qualidade. |
ENF7: E outra, uma coisa muito errada, eles querem quantidade, número de atendimentos. E com os números que eles querem a gente não dá conta de fazer. [realizar atividades preventivas e de promoção] |
ENF4: A gente faz para a criança sobreviver. É isso que é a verdade! |
- Continuidade das intervenções |
ACS7: Nunca teve [puericultura]. Por mais que a gente incentiva, tudo, não tem jeito. A gente vai de porta em porta, conversa, explica, elas mesmas falam [mães]: pra que, não tem retorno nenhum! Para que nós vamos lá só pesar? |
Microentorno |
- População infantil |
ENF7: […] e tem muita demanda de criança. Muita demanda, as mães vão na puericultura, sabe, as crianças vão. São crianças necessitadas, tem desnutrição, tem sobrepeso. |
- Desvios nutricionais |
ENF1: Vem mudando. Só que invés de mudar para normalizar, tipo assim, está trocando um problema. Da desnutrição saiu para o sobrepeso e não para o normal. |
- Nível socioeconômico e educacional materno |
ENF1: A minha questão é de informação, assim, as vezes a informação não entra na cabeça dela, porque o nível sociocultural do meu bairro é muito baixo |
- Entorno materno |
ACS7: Ela falou que foi criada assim, ela cria do mesmo jeito. […] Por exemplo, eu acabo de ter filho. Minha mãe tá comigo ali. Minha mãe já passou por sete gestações, ganhou sete filhos. Aí vem você, que é uma agente que não tem preparo nenhum, porque a gente não tem preparo nenhum. Você vai confiar em quem? Eu vou confiar nela ou em você? Eu vou confiar nela. Eu vou confiar na minha mãe. |
- Modelos de atenção à saúde |
ACS6: Tipo assim, qual é a minha palavra [valor da orientação] perto da de um médico, pediatra, conhecido, famoso? ACS5: Eu acho que na enfermeira, no médico, acho que eles [população] acabam tendo mais confiança, “ah é o enfermeiro, o médico que tá passando”, né, porque a gente é comum como eles, não tem estudo para isso, então não passa essa confiança também. ACS6: Quem tem acesso faz acompanhamento com pediatra. |