Execução dos recursos financeiros (I1) |
Medir o aporte de recursos financeiros próprios da Entidade Executora utilizados na aquisição de alimentos, complementar a verba do PNAE repassada pelo FNDE |
(Valor dos recursos financeiros próprios da Entidade Executora utilizados na aquisição de alimentos ÷valor total dos recursos financeiros repassados pelo PNAE) x 100(b)
|
|
Manter/Avançar |
≥15 |
Anual |
|
Atentar |
15-11 |
|
Revisar |
10-5 |
|
Priorizar |
<5 |
Universalidade do atendimento (I2) |
Verificar o atendimento da alimentação escolar para todos os estudantes matriculados durante o período letivo de forma ininterrupta |
(Nº de dias letivos com atendimento de alimentação escolar a todos os estudantes matriculados(c) ÷ nº total de dias letivos) x 100 |
|
Manter/Avançar |
100 |
Anual |
|
Atentar |
99-90 |
|
Revisar |
89-80 |
|
Priorizar |
<80 |
Monitoramento técnico do programa (I3) |
Monitorar a execução do programa de alimentação escolar nas escolas por meio de visita técnica do nutricionista responsável técnico ou quadro técnico(d)
|
(Nº total de visitas de nutricionistas do PNAE para monitoramento do programa nas escolas(e) no mês ÷ nº total de escolas) x 100 |
|
Manter/Avançar |
≥70 |
Semestral |
|
Atentar |
69-41 |
|
Revisar |
20-40 |
|
Priorizar |
<20 |
Oferta de alimentos in natura nos cardápios (I4) |
Averiguar a oferta de preparações com alimentos in natura(f) nos cardápios escolares |
(Nº de preparações com alimento in natura (g) ÷ nº total de itens do cardápio da semana) x 100 |
|
Manter/Avançar |
≥30 |
Mensal |
|
Atentar |
29-11 |
|
Revisar |
10-5 |
|
Priorizar |
<5 |
Uso de produtos ultraprocessados(f) nos cardápios (I5) |
Averiguar o uso de produtos ultraprocessados nos cardápios escolares |
(Nº de vezes que cada produto do grupo ultraprocessados é oferecido no cardápio da semana(h) ÷ nº total de itens do cardápio da semana) x 100 |
|
Manter/Avançar |
<30 |
Mensal |
|
Atentar |
30-45 |
|
Revisar |
46-69 |
|
Priorizar |
≥70 |
Apoio à agricultura familiar (I6) |
Identificar os recursos financeiros alocados na aquisição de gêneros alimentícios produzidos pela agricultura familiar |
(Valor de recursos financeiros(i) gastos na aquisição de alimentos da agricultura familiar ÷ valor total de recursos financeiros repassados pelo FNDE) x 100 |
|
Manter/Avançar |
≥30 |
Anual |
|
Atentar |
29-15 |
|
Revisar |
14-5 |
|
Priorizar |
<5 |
Adequação das necessidades nutricionais(j) (I7) |
Avaliar adequação dos macronutrientes dos cardápios escolares em relação aos valores de referência das necessidades nutricionais dos estudantes |
(Nº de cardápios com adequação das necessidades nutricionais dos macronutrientes na semana ÷ nº total de cardápios da semana) x 100 |
|
Manter/Avançar |
≥70 |
Semestral |
|
Atentar |
69-41 |
|
Revisar |
40-20 |
|
Priorizar |
<20 |
Promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno (I8) |
Investigar a existência de ações de promoção, proteção e de apoio ao aleitamento materno pelos Centros de Educação Infantil (CEI) |
(Nº de CEI com ações de incentivo ao aleitamento materno(k) ÷ n° total de CEI) x 100 |
|
Manter/Avançar |
≥50 |
Semestral |
|
Atentar |
40-31 |
|
Revisar |
30-10 |
|
Priorizar |
<10 |
Inclusão da Educação Alimentar e Nutricional (I9) |
Identificar a inclusão da EAN nas escolas como estratégia de estímulo às práticas alimentares e estilos de vida saudáveis dos estudantes |
(Nº de escolas que realizaram atividades educativas(l) sobre alimentação e nutrição ÷ nº total de escolas) x 100 |
|
Manter/Avançar |
≥50 |
Anual |
|
Atentar |
49-30 |
|
Revisar |
29-10 |
|
Priorizar |
<10 |
Necessidades alimentares especiais(m) (I10) |
Verificar o atendimento das necessidades alimentares especiais dos estudantes |
(Nº estudantes atendidos em suas necessidades alimentares especiais pelas escolas ÷ n° total de estudantes que solicitaram o atendimento específico) x 100 |
|
Manter/Avançar |
≥100 |
Semestral |
|
Atentar |
99-80 |
|
Revisar |
79-50 |
|
Priorizar |
<50 |
Adesão à alimentação escolar (I11) |
Medir o percentual de estudantes que referiram consumir a alimentação preparada pela escola. |
(Nº de estudantes que aderiram a, no mínimo, uma refeição da alimentação escolar no dia ÷ nº de estudantes presentes na escola no dia) x 100 |
|
Manter/Avançar |
≥70 |
Semestral |
|
Atentar |
69-50 |
|
Revisar |
49-30 |
|
Priorizar |
<30 |
Controle Social da alimentação escolar (I12) |
Avaliar a participação do conselho de alimentação escolar (CAE) no controle social do programa |
[(Nº escolas visitadas pelo CAE ÷ nº total de escolas) x Peso do porte populacional(o)] x 100 |
|
Manter/Avançar |
≥30 |
Semestral |
|
Atentar |
29-21 |
|
Revisar |
10-20 |
|
Priorizar |
<10 |
Horário das refeições (I13) |
Identificar a compatibilidade dos horários das refeições do tipo lanche, almoço e jantar servidas pelas escolas com os horários social e biologicamente aceitos |
(Nº escolas que fornecem refeições em horário social e biologicamente aceitos(p) ÷ nº total de escolas) x 100 |
|
Manter/Avançar |
≥60 |
Semestral |
|
Atentar |
60-41 |
|
Revisar |
40-20 |
|
Priorizar |
<20 |