1 10/03/2014 |
Produção Inicial - A partir da leitura da reportagem “Um apagão no país ensolarado” (Época, fev./2014), os participantes deveriam redigir um resumo escolar. |
- Visou a possibilitar a análise da situação presente, ou seja, atividade diagnóstica. |
2 17/03/2014 |
- Aplicação do questionário diagnóstico sobre leitura e escrita de resumo escolar. - Discussão sobre aspectos do resumo: quem produz, quem lê, onde circula, por que e para quê. |
- Levantar os conhecimentos prévios dos discentes sobre resumo escolar; - Fomentar a discussão sobre a importância da conscientização sobre o contexto de produção e dos propósitos comunicativos do resumo escolar. |
3 24/03/2014 |
- Realização de atividade escrita/oral sobre técnica de sumarização e o gênero resumo, e definição de resumo escolar. - Realização da atividade sobre propósito comunicativo, contexto de produção e de circulação e a importância social do resumo. |
- Diferenciar técnica de sumarização e o gênero resumo, e definir resumo escolar; - Destacar o(s) propósito(s) comunicativo, o(s) contexto de produção e o(s) de circulação do resumo, e a importância social do resumo; - Verificar a posição dos participantes sobre os conteúdos estudados. |
4 31/03/2014 |
- Atividade de leitura em dupla que consistia na organização de dois resumos que foram fragmentados e cujas partes foram misturadas. - Comparação de dois resumos (atividade escrita e individual). - Socialização das comparações: cada aluno comentou oralmente a comparação que fez. |
- Exercitar a leitura e percepção de elementos coesivos para a organização dos resumos; - Compreender e refletir sobre a noção de gênero, texto e contexto, diferentes maneiras de apresentação de conteúdo e escolha do registro; - Comparar a escrita de dois resumos escolares escritos por alunos da experiência piloto em 2013 e adaptados pela pesquisadora. Nessa aula, começamos a introduzir o modelo de estrutura retórica que propusemos.
|
5 07/04/2014 |
- Apresentação de uma estrutura retórica de resumo de reportagem: aula expositiva dialogada com uso de Power Point e fotocópia para os discentes fazerem anotações. - Atividades coletivas: palavras e expressões usadas em cada parte do resumo escolar. |
- Demonstrar que o gênero resumo escolar de reportagem apresenta uma estrutura e propósito em cada parte. Nessa aula, o modelo foi apresentado em forma de atividade. |
6 10/04/2014 |
- Atividade individual - leitura de preparação para reescrita. Essa atividade consistiu na releitura da reportagem “Um apagão no país ensolarado” para responder questões sobre o texto. |
- Auxiliar o participante a destacar as informações mais relevantes de cada parte da reportagem e reescrevê-las com as próprias palavras. A elaboração dessa atividade de leitura partiu da estruturação retórica do modelo de resumo de reportagem.
|
7 14/04/2014 |
- Atividade avaliativa individual e com consulta no material estudado. Essa atividade consistiu na reescrita da produção inicial. - Autoavaliação dos participantes. |
- Avaliar os conteúdos apresentados e proporcionar ao participante um momento para reflexão. |
8 28/04/2014 |
- Discussão (o professor e cada aluno individualmente) dos resultados da avaliação. - Atividade em dupla: leitura do texto inicial e da primeira reescrita, discussão com o colega. - Reescrever novamente o texto. |
- Sanar dúvidas dos discentes quanto às correções e à nota atribuída; - Possibilitar aos discentes refletir sobre o resumo e reescrevê-lo, bem como compartilhar com um colega os textos que escreveram. |
9 30/06/2014 |
- Revisão sobre a escrita de resumo por meio da retomada da atividade de análise dos resumos de um dos participantes. |
- Resgatar conteúdos que foram trabalhados antes do período de paralisação docente. |
10 28/07/2014 |
- Aplicação de um questionário de apreciação. |
- Verificar a percepção dos participantes acerca do desenvolvimento do curso. |