Open-access Escrever desde dentro: como ocorre o aprendizado da escrita em um currículo de Comunicação Social

RESUMO

O objetivo deste artigo é caracterizar como a escrita é ensinada e integrada em um programa de graduação em Estudos de Comunicação de uma universidade privada na Colômbia. A relevância desta tarefa está ligada ao papel crucial que a escrita desempenha na academia como facilitadora da aprendizagem que permite aos alunos pensarem e se comunicarem como especialistas nas suas disciplinas (Ávila Reyes et al., 2021; Navarro et al., 2022, Thompson et al., 2021). Para realizar este projeto, todos os docentes foram entrevistados e solicitados a compartilharem os materiais que utilizam para apoiar e avaliar a escrita dos alunos; informação esta que foi posteriormente contrastada com a percepção de um grupo de ex-alunos entrevistados. Os resultados obtidos fornecem uma perspectiva esclarecedora sobre como ocorre o ensino e a aprendizagem da escrita em um curso de graduação. Esta caracterização visa alinhar-se com as expectativas de professores e ex-alunos em relação ao papel da escrita em sua disciplina, lançando luz sobre as complexidades do ensino, da aprendizagem e da aplicação de habilidades de escrita em contextos acadêmicos e profissionais.

Palavras-chave: redação acadêmica; currículo; ensino superior; estudos de comunicação

location_on
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro