Open-access A pontuação enunciativa e a configuração das instâncias narrativas em notícias infantis *

The enunciative punctuation and the configuration of narrative instances in children’s news

RESUMO

Neste trabalho, a partir do interacionismo em Aquisição da Linguagem, tal como proposto por De Lemos (1997, 1999, 2001), investigamos o uso de sinais de pontuação enunciativos (Dahlet 2006) em notícias produzidas por uma garota, buscando evidenciar o seu papel na configuração das instâncias narrativas. O corpus é constituído de 17 notícias produzidas dos 7 aos 10 anos em ambiente escolar e doméstico e a análise é predominantemente qualitativa. Os resultados mostram que parte significativa das ocorrências da pontuação enunciativa indicam a presença do interlocutor no dizer da criança e a volta desta sobre o seu dizer, caracterizando uma posição de escuta que relacionamos à configuração do narrador e do autor.

Palavras-chave: aquisição da linguagem; interacionismo; pontuação; instâncias narrativas

location_on
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro