RESUMO
A tecnologia digital (TD) está presente em muitos campos da sociedade do século XXI, incluindo a educação. Contudo, ainda existem poucos trabalhos que tratam da história de vida dos professores de línguas em relação à tecnologia - as suas tecnobiografias. Foi realizado um estudo de caso com professores de línguas pré-serviço, analisando como eles escolhem ferramentas digitais para aprender uma língua estrangeira e as suas impressões sobre o que está disponível online para tal finalidade - suas práticas digitais. Um dos objetivos deste artigo é expandir a literatura disponível no campo da tecnologia educacional, centrando-se nas experiências desses professores com a TD. A investigação qualitativa na área de CALL utilizou as tecnobiografias como dados. A análise mostra que os participantes se preocuparam com questões que envolvem o conteúdo do site ou do app selecionado para a aprendizagem da língua escolhida. As características de acesso e os testes de nivelamento disponíveis também foram mencionados. Os resultados sugerem que a compreensão das práticas digitais e experiências de aprendizagem online podem vir a beneficiar a construção de um currículo de formação significativo, que vise ao desenvolvimento profissional e práticas futuras.
Palavras-chave: aprendizagem de línguas mediada pelo computador; tecnologia educacional; pesquisa narrativa; formação de professor de línguas; tecnobiografias