Open-access Recontextualização e sedimentação do discurso e da prática social: como a mídia constrói uma representação negativa para o professor e para a escola pública

Recontextualisation and sedimentation of discourse and social practice: how media constructs a negative representation for teacher and public school

RESUMO

O tema abordado nesse artigo é a representação do professor produzida pela mídia brasileira e o modo como essa representação, através da recontextualização da docência em diversos gêneros, se sedimenta na sociedade, inclusive na escola e no discurso do próprio professor. Como referencial teórico, adotamos a vertente da Análise Crítica do Gênero proposta em Bonini (2013), que toma por base a perspectiva crítica proposta pela Análise Crítica do Discurso (Fairclough 1992, 2003), acrescida de uma teoria de gênero. Nessa linha, discutimos como a prática social da docência (e seu agente principal, o professor) é recontextualizada de forma negativa em gêneros da mídia jornalística (notícia e reportagem) e em gêneros de outras mídias (charge, meme, vídeo, postagem de blog, página do Facebook).

Palavras-chave: Discurso midiático; Representação do professor; Recontextualização; escola

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