Open-access Uma interpretação discursiva sobre o real da atividade docente no ensino superior: dificuldades e super-ações*

A discursive interpretation about the real activity of teaching in higher education: difficulties and overcomings

RESUMO

Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma análise de um texto produzido por um professor de ensino superior em que identificamos representações construídas sobre o seu trabalho efetivamente realizado a partir dos níveis enunciativo e semântico (Machado & Bronckart 2009). Seguimos o interacionismo sociodiscursivo (Bronckart 2006, 2008), que atribui ao agir e à linguagem papel fundamental no desenvolvimento humano, e a Psicologia do Trabalho (Clot 2006, 2010) que estudam situações de trabalho. Para a geração do texto em análise, utilizamos um procedimento denominado instrução ao sósia com um professor experiente da área de estudos da linguagem de uma universidade pública. Como resultado, identificamos elementos que remetem a dificuldades para a realização de algumas atividades de trabalho, mas também a superações, evidenciado o real da atividade de trabalho do professor.

Palavras-chave: ensino superior; real de atividade; trabalho docente; interacionismo sociodiscursivo; Psicologia do Trabalho

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