Clotilde Perez
Universidade de São Paulo São Paulo (SP). Brasil.Universidade de São PauloBrasilSão Paulo, SP, BrasilUniversidade de São Paulo São Paulo (SP). Brasil.
Clotilde Perez é professora titular de Semiótica da ECA USP. É livre-docente em Ciências da Comunicação pela ECA USP. É doutora em Comunicação e Semiótica e Mestre em Administração de Marketing pela PUC SP. Foi chefe do Depto CRP ECA USP (2017-2021) e coordenadora do PPGCom ECA USP (2021-2023); é professora da PUC SP. É vice-presidente da FELS – Federación Latinoamericana de Semiótica; líder do GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo; editora da Revista Signos do Consumo; sócia, pesquisadora e fundadora da Casa Semio.
Silvio Sato
Escola Superior de Propaganda e Marketing São Paulo (SP). Brasil.Escola Superior de Propaganda e MarketingBrasilSão Paulo, SP, BrasilEscola Superior de Propaganda e Marketing São Paulo (SP). Brasil.
Silvio Sato é professor da ECA-USP, ESPM e FAAP. É doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP com doutorado-sanduíche na Universidade Católica Portuguesa - Porto Portugal. É especialista em Administração de Empresas pela EAESP FGV. É pesquisador do GESC3 Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo da ECA-USP e pesquisador e sócio-fundador da Casa Semio.
Bruno Pompeu
Universidade de Sorocaba Sorocaba (SP). Brasil.Universidade de SorocabaBrasilSorocaba, SP, BrasilUniversidade de Sorocaba Sorocaba (SP). Brasil.
Bruno Pompeu é professor do Programa de PósGraduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (PPGCC-Uniso), e do curso de Publicidade e Propaganda da ECA-USP. É doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (PPGCOMUSP), membro do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3) e representante Sudeste na Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2). É autor dos livros De onde vem, onde está e para onde vai a publicidade?, Semiopublicidade: inovação no ensino e Dicionário técnico e crítico da comunicação publicitária. É sócio-fundador da Casa Semio.
Rafael Orlandini
Universidade de São Paulo São Paulo (SP). Brasil.Universidade de São PauloBrasilSão Paulo, SP, BrasilUniversidade de São Paulo São Paulo (SP). Brasil.
Rafael Orlandini é mestrando em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (PPGCOMUSP), especialista em Cultura Material & Consumo: Perspectivas Semiopsicanalíticas e publicitário pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). É membro do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3) e analista de pesquisa da Casa Semio.
Clotilde Perez é professora titular de Semiótica da ECA USP. É livre-docente em Ciências da Comunicação pela ECA USP. É doutora em Comunicação e Semiótica e Mestre em Administração de Marketing pela PUC SP. Foi chefe do Depto CRP ECA USP (2017-2021) e coordenadora do PPGCom ECA USP (2021-2023); é professora da PUC SP. É vice-presidente da FELS – Federación Latinoamericana de Semiótica; líder do GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo; editora da Revista Signos do Consumo; sócia, pesquisadora e fundadora da Casa Semio.
Silvio Sato é professor da ECA-USP, ESPM e FAAP. É doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP com doutorado-sanduíche na Universidade Católica Portuguesa - Porto Portugal. É especialista em Administração de Empresas pela EAESP FGV. É pesquisador do GESC3 Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo da ECA-USP e pesquisador e sócio-fundador da Casa Semio.
Bruno Pompeu é professor do Programa de PósGraduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (PPGCC-Uniso), e do curso de Publicidade e Propaganda da ECA-USP. É doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (PPGCOMUSP), membro do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3) e representante Sudeste na Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2). É autor dos livros De onde vem, onde está e para onde vai a publicidade?, Semiopublicidade: inovação no ensino e Dicionário técnico e crítico da comunicação publicitária. É sócio-fundador da Casa Semio.
Rafael Orlandini é mestrando em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (PPGCOMUSP), especialista em Cultura Material & Consumo: Perspectivas Semiopsicanalíticas e publicitário pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). É membro do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3) e analista de pesquisa da Casa Semio.
Contribuições de cada autor: Clotilde Perez: redação inicial a partir das referências teóricas multidisciplinares, análise do corpus, coordenação geral da pesquisa e revisão. Silvio Sato: articulação teórica, curadoria da seleção do corpus, análise e redação. Bruno Pompeu: adensamento teórico, análise e redação. Rafael Orlandini: idealização da pesquisa, busca e sistematização do corpus, análise e edição do texto.