Open-access Ocorrência de Toxorhynchites guadeloupensis (Dyar & Knab) em armadilhas para ovos de Aedes aegypti (L.) (Diptera: Culicidae)

Larvas de Toxorhynchites guadeloupensis (Dyar & Knab), espécie raramente encontrada, foram observadas predando larvas de Aedes aegypti (L.), em uma armadilha para ovos de monitoração rotineira para o controle do dengue na área urbana da cidade de Boa Vista, RO, em 2003-2004. Essa observação constitui o primeiro registro de Tx. guadeloupensis em armadilhas para ovos de Ae. aegypti e pode ocasionar repercussões importantes na epidemiologia e no controle local do dengue, uma vez que a densidade de Ae. aegypti em um dado momento constitui uma das variáveis básicas na predição da doença. Se a predação de Ae. aegypti por Tx. guadeloupensis na Amazônia é significativa, é uma questão que precisa ser melhor investigada. A predação larval pode levar ainda a uma subestimativa do número real de espécimens de Ae aegypti preditas pela amostragem. Juntas, essas hipóteses precisam de atenção visto que estão diretamente relacionadas à epidemiologia do dengue, ao sucesso de qualquer predição e programas de controle.

Predação; dengue; controle; predição; forma imatura


location_on
Sociedade Entomológica do Brasil Sociedade Entomológica do Brasil, R. Harry Prochet, 55, 86047-040 Londrina PR Brasil, Tel.: (55 43) 3342 3987 - Londrina - PR - Brazil
E-mail: editor@seb.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro