Compreensão de Política Pública |
Intervenção, principalmente governamental, planejada e analisada enquanto ciclo, a partir de uma visão evolutiva. |
Processo político permeado por confrontos, conflitos de interesse e imprecisão. |
Ação pública promovida por múltiplos atores governamentais e não governamentais que envolve experimentação, codefinição e codomínio das situações problemáticas. |
Tomada de decisão |
Racional. |
Envolve Subjetividade. |
Fruto de processo de aprendizagem coletiva, envolvendo conhecimento científico e prática. Foco nos processos de governança (acordos e conflitos e nas situações de prova. |
Espaço, Lócus |
Governo. |
Diferentes organizações como não governamentais, privadas, movimentos sociais. |
Arenas Públicas, articulações negociadas, redes. |
Dimensões de análise |
Foco está nos resultados e na sua relação com o planejado/formulado, a partir de uma análise neutra e racional, sobretudo de caráter quantitativo. |
Análise interpretativa, considerando o processo e o caráter político das políticas públicas. |
Busca compreender as experiências e a política enquanto elas estão sendo feitas e acontecem e os múltiplos enquadramentos, engajamentos e visões dos atores. |
Escalas de Análise |
Macroestratégica. |
Nos diferentes níveis desde o planejamento até a implementação. |
Em todo espectro da ação pública, buscando ressaltar a interconexão entre as escalas da realidade (macro, meso e micro). |
Compreensão do Problema Público |
Algo dado a priori a partir de discurso e análises oficiais e estatísticas. |
Considera as múltiplas dimensões dos problemas públicos. |
Situações percebidas como problemáticas que provocam a mobilização de diversos atores que passam a agir coletivamente nas arenas públicas. |
Métodos de análise |
Quantitativos (quase experimentais). |
Qualitativos. |
Emprego de múltiplos métodos privilegiando uma perspectiva abdutiva e enfatizando o experimentalismo. |
Objetivo de Análise |
Busca explicar a relação/coerência entre planejado, executado, resultados e impacto da política (ênfase nas causas e efeitos). |
Processo da política, como ela está sendo colocada em prática |
Como os problemas públicos são enfrentados e quais as consequências nas arenas públicas. |
Atores Centrais e protagonismo |
Atores Governamentais, protagonismo dos especialistas. |
Diversidade de atores, públicos, privados e sociedade civil. |
Multiplicidades de atores, interesses, e formas de engajamento. |
Relação entre os atores |
Relação instrumental, barganha. |
Diferentes tipos de relação e discursos. |
Múltiplas formas de relações, caracterizadas por processos de cooperação e competição. |
Lógica de Governança da PP |
Governança centrada no governo, hierárquica top – down. |
Governança participativa. |
Governança experimentalista. |
Estudos e Atores centrais |
Laswell, 1951 ; Simon, 1956 . |
Fisher; Forester, 1996; Hajer, 1996 ; Radin, 2000 ; Stone, 2002 ; Fischer; Miller; Sidney, 2007. |
Dorf; Sabel, 1998 , 2012; Zimmerman, 2006 ; Shields, 1999; Sabel; Zeitlin, 2015 ; Ansell, 2011 ; 2012; Berk et al., 2012 ; Lascoumes; Le Galès, 2012. |