Open-access Impacto da Dupla Tarefa na Marcha de Pacientes com Doença de Parkinson, Acidente Vascular Cerebral e Ataxia: Uma Análise Comparativa

Introdução:  A realização de dupla tarefa para pacientes neurológicos é considerada complexa e pode ser determinada pela topografia da lesão neurológica.

Objetivo:  Comparar o impacto da dupla tarefa na marcha de pacientes com Doença de Parkinson em fase inicial (DP), Acidente Vascular Cerebral(AVC) e Ataxia.

Método:  Sujeitos com DP em fase inicial, AVC e Ataxia cerebelar, com marcha independente, foram avaliados realizando marcha simples, com demanda cognitiva, com demanda motora e com demanda cognitivo-motora, mensurando-se velocidade média e número de passos.

Resultados:  Os atáxicos e AVE comparados com os DP, apresentaram aumento do número de passos e diminuição da velocidade média na marcha com demanda cognitiva. Os sujeitos com DP apresentaram melhor desempenho nas tarefas comparados aos demais.

Conclusão:  O impacto da dupla tarefa apresentou-se menor nos pacientes com DP.

Marcha; locomoção; fisioterapia; hemiparesia; dupla tarefa


location_on
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Ramiro Barcelos, 2600 - sala 110, 90035-003 Porto Alegre RS - Brazil, Tel.: +55 51 3308-5691 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: prc@springeropen.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro