Open-access Autorrelatos de estudantes sobre seus processos de aprendizagem são conhecimento metacognitivo acadêmico

Este trabalho postula que percepções autorrelatadas de estudantes sobre seus processos acadêmicos são um tipo de metacognição: conhecimento metacognitivo acadêmico (AMcK). Usando o Modelo de Equações Estruturais, investigamos três hipóteses: (a) AMcK explica a variância dos escores fatoriais das abordagens de aprendizagem (SAL) e da motivação à aprendizagem (MAL) dos estudantes; (b) AMcK é distinto da hipercognição de trabalho (WMC); e (c) AMcK possui validadeincremental, além de WMC, na explicação do desempenho acadêmico geral (GAA). Dois testes (indicadores de WMC) e duas escalas (indicadoras de AMcK) foram aplicadas em 684 crianças e adolescentes de 10 à 18 anos. Notas anuais em Matemática, Português, Geografia e História foram usadas como indicadores de GAA. Os resultados apontam que nenhuma das três hipóteses pode ser refutada.

Metacognição; abordagens de aprendizagem; motivação; inteligência


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