João Henrique de Almeida
Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, BrasilUniversidade Federal de São CarlosBrasilSão Carlos, São Paulo, BrasilUniversidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil
Renato Bortoloti
Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, BrasilUniversidade Federal de São CarlosBrasilSão Carlos, São Paulo, BrasilUniversidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil
Paulo Roberto dos Santos Ferreira
Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, Mato Grosso do Sul, BrasilUniversidade Federal da Grande DouradosBrasilDourados, Mato Grosso do Sul, BrasilUniversidade Federal da Grande Dourados, Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil
Patricia Waltz Schelini
Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, BrasilUniversidade Federal de São CarlosBrasilSão Carlos, São Paulo, BrasilUniversidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil
Julio César Coelho de Rose
Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, BrasilUniversidade Federal de São CarlosBrasilSão Carlos, São Paulo, BrasilUniversidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil
* Endereço para correspondência: Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, Rodovia Washington Luiz, Km 235, Caixa Postal 676, Jardim Guanabara, São Carlos, SP, Brasil 13565-905. E-mail:
emaildojoaoh@yahoo.com.br
Esta pesquisa foi realizada como parte das atividades do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq; Processo 573972/2008-7) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP; Processo 2008/57705-8). O primeiro autor é bolsista de doutorado da FAPESP. O segundo autor contou com auxílio da FAPESP (Jovem Pesquisador, Processo 2011/50561-3) e do CNPq. O último autor é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.