Open-access Avaliação da biodiversidade de macroinvertebrados bentônicos em ecossistemas lóticos de altitude na Serra do Cipó (MG, Brasil)

Foram estudados cinco rios na Serra do Cipó, sudeste do Brasil, com o objetivo de avaliar a diversidade de macroinvertebrados bentônicos, os habitats-microhabitats e os recursos tróficos disponíveis. Em cada rio foi estudada a comunidade de macroinvertebrados bentônicos e a composição de alguns grupos taxonômicos (Plecoptera, Ephemeroptera, Trichoptera e Diptera Chironomidae). Foram encontrados padrões de estrutura de comunidades formados por: rio Tanque - Bivalvia, Sphaeriidae, Oligochaeta e Ephemeroptera Baetidae (sugerindo uma relação entre Bivalvia e Oligochaeta no processo de bioturbação e enriquecimento do sedimento quanto ao conteúdo de matéria orgânica); rios Peixe e Preto do Itambé - macrofauna associada a macrófitas aquáticas, refletindo a reação do ecossistema versus a quantidade de nutrientes oriundos das fazendas nas áreas de entorno; rio Cipó - comunidades litoreofílicas; córrego Congonhas - comunidade dependente de depósitos de folhas e algas filamentosas; córrego Indaiá - elevada biodiversidade de macroinvertebrados associados a musgos. Foi formulada uma proposta de zonação biológica no rio Cipó, além de comentários acerca da importância dos macroinvertebrados bentônicos na produção biológica das comunidades aquáticas.

macroinvertebrados; ecologia de rios; Ephemeroptera; Trichoptera; Chironomidae


location_on
Instituto Internacional de Ecologia R. Bento Carlos, 750, 13560-660 São Carlos SP - Brazil, Tel. / Fax: +55 16 271-5726 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: bjb.iie@terra.com.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro