RESUMO
Objetivo: desenvolver uma estratégia participativa de educação em saúde no processo de formação de adolescentes protagonistas para a prevenção do bullying escolar.
Método: pesquisa de intervenção participativa, de natureza qualitativa, fundamentada no modelo da Community-Based Participatory Research e nos Círculos de Cultura de Paulo Freire. A amostra foi intencional mediante a participação de 12 adolescentes considerados líderes. Para a produção dos dados no momento da intervenção educativa, foram empregadas as técnicas de observação, com anotações em diário de campo, registro fotográfico e filmagem.
Resultados: o modelo de intervenção pedagógica oportunizou a participação ativa dos adolescentes, com vistas ao desenvolvimento de competências geradoras de comportamentos pró-sociais, relações empáticas e assertivas, capazes de enfrentar o bullying e transformar o ambiente escolar.
Considerações finais: a utilização das metodologias participativas, na perspectiva do protagonismo juvenil, tem potencial para subsidiar práticas educativas da(o) enfermeira(o) escolar na colaboração e liderança de programas antibullying.
Descritores: Violência; Bullying; Saúde do Adolescente; Serviços de Enfermagem Escolar; Pesquisa Participativa Baseada na Comunidade