Planejamento da unidade e do cuidado de enfermagem É a capacidade de organizar e programar as atividades e ações relacionadas aos cuidados de enfermagem diante de situações atuais |
Comportamentos/atitudes
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• Caracterizar o patrimônio disponível e aqueles que necessitam ser adquiridos; • Identificar o perfil de profissional de enfermagem que está inserido neste contexto; • Planejar e elaborar o manual de normas e rotinas do setor, protocolos, bem como os procedimentos operacionais padrões (POPs); • Identificar os problemas do setor em relação às pessoas e rotinas de trabalho da equipe de enfermagem, fazendo o diagnóstico da realidade e, assim, planejar as prioridades, buscar soluções em curto e longo prazo; • Organizar o serviço, as atividades a serem realizadas na Unidade Cirúrgica e indicá-las para a equipe de enfermagem; • Programar as atividades realizadas dentro da sala cirúrgica e especificidades do setor, como a estrutura física, da rotina de trabalho; • Organizar o processo para a montagem e desmontagem da sala operatória, bem como o material necessário para a realização do ato cirúrgico; • Conhecer o sistema de registro de dados informatizado para agendamento de cirurgias e registros do usuário, assim como dos indicadores cirúrgicos; • Identificar procedimentos da escala cirúrgica e elaborar/organizar agenda visando o cumprimento das cirurgias programadas; • Realizar o plano de cuidado integral ao usuário durante a sua permanência na Unidade Cirúrgica, garantindo o seu acolhimento; • Aplicar as etapas do processo de enfermagem a fim de sistematizar o cuidado na Unidade Cirúrgica no sentido de planejar suas ações e prevenir complicações. |
Comunicação em enfermagem É a capacidade de compartilhar informações, ideias, sugestões que contribuam para o bom andamento do serviço.
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Comportamentos/atitudes
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• Expressar- se com clareza, precisão e se fazer entendido, verbalmente, na forma de registros, aos membros da sua equipe e demais profissionais da Unidade Cirúrgica e setores de apoio; • Procurar adaptar seu discurso e a linguagem com as diferentes categorias profissionais; • Ser assertivo na exposição de suas ideais e conseguir despertar a atenção da equipe de enfermagem. |
Competência relacional É saber lidar com situações geradoras de desentendimento entre as equipes; isso implica diálogo, conhecimento profundo da dinâmica de trabalho, para encontrar possibilidades/alternativas a fim de solucionar os problemas existentes, sejam eles relacionados a recursos humanos, materiais ou financeiros.
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Comportamentos/atitudes
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• Desenvolver relações de colaboração e cooperação dentro da unidade; • Ajudar a equipe na gestão de conflitos, abordando os trabalhadores de maneira respeitosa, cordial, demonstrando compreensão nas situações adversas; • Demonstrar respeito pelas opiniões da equipe multiprofissional, ouvindo-as e valorizandoas; • Escutar com atenção e ser acessível com a equipe de saúde e de enfermagem da unidade, facilitando a criação de vínculo; • Demonstrar autoconfiança no relacionamento com a equipe e agir em diferentes contextos preservando interação harmoniosa com superiores e subordinados; • Reunir-se com a equipe multiprofissional, estabelecendo diálogo constante sobre as atividades e incidentes da Unidade Cirúrgica, promovendo compartilhamento de ideias, negociação e gerenciamento de conflitos; • Apoiar a equipe quando houver situações geradoras de conflito interpessoais e no trabalho. |
Liderança em enfermagem É a capacidade de comandar, dirigir, influenciar e motivar pessoas e grupos de forma positiva no intuito de alcançarem um objetivo em comum, com estímulo da iniciativa e responsabilização. |
Comportamentos/atitudes
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• Promover o senso grupal de participação e colaboração mútua; • Estimular a iniciativa, proatividade, bem como a autonomia, delegando as tarefas a serem realizadas e compartilhando as responsabilidades com a equipe; • Estimular o cumprimento dos agendamentos de cirurgias segundo o que foi planejado, sem permitir alterações desnecessárias no mapa de cirurgia para atender fins particulares da equipe anestésica ou médica; • Orientar e supervisionar e avaliar o uso dos equipamentos; • Orientar e supervisionar a equipe de enfermagem; • Estimular o aprimoramento da equipe por meio da educação permanente; • Apresentar relatório mensal sobre indicadores de qualidade das cirurgias propondo estratégias de melhorias junto com a equipe; • Propor escalas diárias e mensais distribuindo seus profissionais segundo seus conhecimentos, habilidades e atitudes; • Aplicar ferramenta para avaliação de desempenho profissional da equipe de enfermagem. |
Tomada de decisão gerencial do enfermeiro É a capacidade do enfermeiro de caracterizar as situações no contexto do trabalho , listar as possíveis soluções e tomar as medidas necessárias e em tempo hábil, de forma eficaz, ou seja, agir diante de situações que exigem tomada de decisão para sua resolução. |
Comportamentos/atitudes
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• Tomar medidas ou fazer escolhas para direcionar as ações no sentido de solucionar problemas, ou situações do ambiente de trabalho, em tempo hábil, tendo presentes as prioridades do serviço e a urgência das situações; • Analisar as alternativas de resolução dos problemas no setor e as suas potenciais implicações para o serviço, escolhendo de forma fundamentada as opções adequadas; • Ser autoconfiante e determinado a decidir, mesmo quando se trata de opções difíceis; • Assumir a corresponsabilidade pelas decisões tomadas diante da equipe de enfermagem na Unidade Cirúrgica. |
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Ética É a capacidade que cada profissional tem de pensar antes de agir e tomar as decisões mais acertadas , tendo em conta os valores éticos da profissão; agir com justiça levando sempre em consideração a imparcialidade na tomada de decisão, bem como ter conhecimento e respeitar o código de ética profissional. |
Comportamentos/atitudes
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• Conhecer a legislação e demonstrar compromisso em relação às suas responsabilidades profissionais; • Agir diante das informações confidenciais que tem acesso de forma rigorosa, sigilosa, respeitando princípios legais, éticos e deontológicos; • Conhecer e aplicar sempre que necessário o código de ética profissional nas questões relacionadas à equipe, agindo com imparcialidade, justiça e postura ética profissional no julgamento de questões; • Notificar às comissões de ética e conselhos de enfermagem situações que fogem ao cumprimento da legislação e que desrespeitam o código de ética, sejam elas institucionais ou da equipe; • Conhecer e aplicar sempre que necessário o código de ética no atendimento ao usuário, respeitando a autonomia e singularidades de cada um deles; • Reconhecer e orientar sua equipe em relação a questões de postura e moral e ética no trabalho. |