A1 |
"Teaching parents advanced clinical skills"(17)
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Vidler V 1999 PubMed Journal Haemophilia Inglaterra |
Estudo descritivo qualitativo
Nível: 6 |
Visitas domiciliares como prática de educação teórica e prática |
Possibilitou às enfermeiras avaliação contínua da técnica de manipulação do cateter pelas famílias, prevenindo complicações e promovendo apoio emocional; assim reduziu-se a ansiedade e se deu oportunidade de continuar a educação sobre a doença e tratamento. |
A2 |
"Pre-operative awareness implantable ports"(18)
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Hatchard L, O'Leary S 1999 PubMed Journal of Child Health Care Inglaterra |
Estudo descritivo qualitativo
Nível: 6 |
Produção de um livreto contendo informações necessárias para as famílias, com base em suas dúvidas. |
As maiorias das famílias entrevistadas apontou a necessidade de um livro ou folheto como ferramenta educacional. O livreto produzido conta a história de um garotinho chamado Scott, que passa pela admissão no hospital, visita ao teatro, período pós-operatório e cuidados subsequentes de seu Port a cath. O artigo conclui ainda que a associação de orientações verbais com escritas potencializa o ensino às famílias. |
A3 |
"Reduced central line infection rates in children with leukemia following caregivertraining"(19)
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Vecchio AL, Schaffzin JK, Ruberto E, Caiazzo MA, Saggiomo L, Manbretti D, et al. 2016 SCOPUS Journal Medicine Itália |
Ensaio Clínico sem randomização
Nível: 3 |
Curso de treinamento para familiares de crianças com leucemia contendo informações teóricas; prática com manequins e crianças; e vídeo. |
O estudo demonstrou uma redução de 46% nas taxas gerais de infecção de corrente sanguínea associada a cateter e uma redução de 80% na taxa entre cuidadores completamente treinados e não treinados. Isso sugere que qualquer envolvimento do cuidador é eficaz e que seu empoderamento no cuidado tem um impacto importante nas taxas de redução de infecção nessa população. |
A4 |
"Becoming Parent and Nurse: High-Fidelity Simulation in Teaching Ambulatory Central Line Infection Prevention to Parents of Children with Cancer"(20)
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Heiser RCE, Terhaar MF, Ascenzi JA, Walbert A, Kokoszka KM, Perretta JS, et al. 2017 CINAHL Journal Joint Commission Journal on Quality and Patient Safety EUA |
Ensaio clínico sem randomização
Nível: 3 |
Treinamentos baseados em avaliação prévia do conhecimento, vídeo e simulação realística como prática de ensino para os pais no cuidado ao cateter central em oncologia pediátrica. |
Provou-se que a simulação realística serviu como uma prática educativa eficaz na preparação dos pais para assumir o cuidado com o cateter central em casa, com base em evidências científicas. Além disso, melhorou a capacidade dos pais em reconhecer quando a equipe de saúde não adere a esses mesmos padrões. |
A5 |
"Caregiver Education Reduces the Incidence"(21)
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Drews B, Maaluso M, Piper H, Channabasappa N 2017 Web of Science Journal Gastroenterology Nursing EUA |
Estudo descritivo
Nível: 6 |
Treinamento teórico, material didático e prática manual em manequins para o cuidado domiciliar. |
Redução da taxa de infecção de corrente sanguínea associada a cateter. Essas reduções melhoraram a morbidade e a mortalidade dos pacientes e impactaram as taxas de readmissão hospitalar, resultando na redução de custos. |
A6 |
"Developing and Producing a Patient Education Video on Care of the Permanent Right Atrial Catheter"(22)
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Akcasu N, Bodenmiller S 1994 PubMed Journal of Pediatric Nurse Oncology EUA |
Estudo descritivo
Nível: 6 |
Vídeo de educação do paciente sobre cuidados com o cateter central permanente. |
Descrição passo a passo da criação do vídeo. Embora essa fita de vídeo tenha sido projetada para público específico, poderia ser facilmente segmentada um público mais amplo. Em uma pesquisa futura será avaliada a eficácia do vídeo. |
A7 |
"Preventive strategies for central line e associated bloodstream infections in pediatric hematopoietic stem cell transplantrecipients"(23)
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Barrell C, Covington L, Bhatia M, Robison J, Patel S, Jacobson JS, et al. 2012 Web of Science American Journal of Infection Control EUA |
Ensaio clínico sem randomização
Nível: 3 |
Utilização de um manequim para treinamento prático de famílias e equipe de enfermagem |
As taxas de infecção de corrente sanguínea associada a cateter em crianças tanto na comunidade quanto no hospital diminuiu significativamente após a implementação das práticas educativas. |
A8 |
"Impact of changes in catheter management on infectious complications among children with central venous catheters"(24)
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Lange BJ, Weiman M, Feuer EJ, Jakobowski D, Bilodeau J, Stallings VA, et al. 1997 PubMed Infection Control and Hospital Epidemiology EUA |
Ensaio clínico sem randomização
Nível: 3 |
Programa educacional para enfermeiros e familias utilizando-se protocolos institucionais, vídeos e orientações verbais ilustrando procedimentos de cuidado com o cateter. |
Após a intervenção educativa, demonstrou-se uma redução das taxas de complicações relacionadas ao cateter em crianças com doenças crônicas. |