1 - Todos os envolvidos na transição do cuidado receberam educação sobre cuidado transicional do hospital para casa da pessoa idosa. |
Enfermeiros. Auditoria de base: 10 Auditoria de seguimento: 08 |
Questionário enviado pela Plataforma Survey Monkey e Google (formulário). Pergunta: o (a) Sr. (a) recebeu treinamento sobre transição do cuidado, nos últimos seis meses? Considerado “conforme” caso o profissional responder afirmativamente. |
2 - Os idosos/cuidadores receberam educação sobre intervenções de autogestão (autocuidado) |
Idosos ou cuidadores/familiares internados na clínica cirúrgica. Auditoria de base: 07 Auditoria de seguimento: 04 |
Entrevista com o idoso, cuidador/familiar: Pergunta: o (a) Sr. (a) recebeu educação sobre o autocuidado, na alta hospitalar? Sim ( ) Não ( ) O critério será considerado cumprido quando os idosos, cuidadores ou familiares responderem afirmativamente. |
3 - Um plano de alta individualizado foi documentado para todos os pacientes em transição do hospital para casa. |
Prontuário de pacientes idosos internados na clínica cirúrgica. Auditoria de base: 07 Auditoria de seguimento: 04 |
Um plano de alta foi documentado na evolução de enfermagem para a transição do hospital para casa? Sim ( ) Não ( ) O critério será considerado cumprido quando houver registro da alta no prontuário do paciente. |
4 - Pacientes/cuidadores foram envolvidos no processo de planejamento de alta. |
Idoso ou cuidador/familiar internado na clínica cirúrgica. Auditoria de base: 07 Auditoria de Seguimento: 04 |
Entrevista: instrumento Readiness for Hospital Discharge Scale adaptado(15). |
5 - Os serviços de cuidados de transição foram coordenados entre o hospital e a comunidade. |
Sistema de pacientes (Sistema Informatizado). Auditoria de base: 07 Auditoria de seguimento: 04 |
Verificar se foi realizado agendamento do retorno no ambulatório do HU-USP, após a alta hospitalar, no sistema informatizado de pacientes do hospital. Sim ( ) Não ( ) Será considerado conforme se houver no sistema de agendamento a programação do retorno com o equipe médica ou de enfermagem. |
6 - As necessidades de atendimento ao paciente foram comunicadas entre o hospital e os provedores de saúde da comunidade. |
Prontuário de pacientes idosos internados na clínica cirúrgica. Auditoria de base: 07 Auditoria de seguimento: 04 |
As necessidades de atendimento ao paciente estão documentadas na evolução de enfermagem no momento da alta. Sim ( ) Não ( ) O critério será considerado cumprido se houver registro no prontuário. |
7 - O acompanhamento pós- alta ocorreu. |
Sistema de pacientes (Sistema Informatizado). Auditoria de base: 07 Auditoria de seguimento: 04 |
Checar no sistema informatizado de pacientes se houve retorno ambulatorial de enfermagem e/ou médico. Sim ( ) Não ( ) O critério será considerado cumprido se o paciente retornou na consulta agendada em ambulatório. |
8 - Uma abordagem multifacetada é usada para fazer a transição de pessoas idosas do hospital para casa (por exemplo, pode incluir acompanhamento telefônico, programas de exercícios domiciliares, instrução de alta centrada no paciente). |
Idosos ou cuidadores/familiares internados na clínica cirúrgica. Auditoria de base: 07 Auditoria de seguimento: 04 |
Entrevista com o idoso. Pergunta: o (a) Sr. (a) recebeu orientações sobre cuidados gerais, folhetos informativos, demonstração/participação de procedimentos, retorno no ambulatorial, receita médica (uso de medicamentos). Sim ( ) Não ( ) O critério será considerado cumprido se o idoso ou cuidadores/familiares responderem afirmativamente. |