Open-access Acolhimento noturno em um Centro de Atenção Psicossocial III

RESUMO

Objetivo:  analisar as características do acolhimento noturno de um Centro de Atenção Psicossocial III (CAPS III).

Método:  pesquisa qualitativa, cujos dados foram coletados com 15 profissionais de enfermagem, de novembro a abril de 2016, por meio de entrevista semiestruturada.

Resultados:  verificou-se que o acolhimento noturno se dá pela equipe de enfermagem em dinâmica diferenciada do acolhimento diurno, e que esta equipe possui estratégias de atendimento durante a crise, evitando a busca por outros serviços da rede e mantendo o CAPS em sua função dentro do modelo psicossocial.

Considerações finais:  o funcionamento do serviço depende da equipe de enfermagem pela sua condição de permanência em todos os turnos, o que leva à necessidade de se pensar na reformulação da legislação que estrutura a equipe mínima do CAPS III, de forma a garantir o cuidado interdisciplinar previsto pela Reforma Psiquiátrica brasileira neste dispositivo, que deve substituir a internação em instituição especializada.

Descritores: Acolhimento; Assistência Noturna; Saúde Mental; Serviços de Saúde Mental; Enfermagem Psiquiátrica

location_on
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro