Maia et al., 2010 |
Conceito de qualidade de vida |
A qualidade de vida exige que moradias, saneamento, eletricidade e saúde precisem ser atendidos; Uma vida longa depende de uma alta renda; Saúde é sinônimo de qualidade de vida; Qualidade de vida está associada à satisfação de suas necessidades subjetivas. |
Trabalho e qualidade de vida da população |
Ações coletivas;Ações curativas; Prevenção de doenças e qualidade de vida; Exercícios físicos; Atividades para melhorar a qualidade de vida da população. |
Profissionais de saúde da família solicitam mudanças |
Modelo ambulatorial; Falta de comunicação com a população; Falta de atenção ao usuário; Os profissionais de saúde da comunidade acreditam que deveriam ter mais atividades relacionadas à melhoria da qualidade de vida. |
Lopes et al., 2012 |
Situações geradoras de prazer |
Reconhecimento e esforço no trabalho; Possibilidade de trabalhar com colegas; Uso da criatividade |
Situações geradoras de sofrimento |
Desconhecimento das suas funções; Falta de reconhecimento; Trabalho em equipe; Morar e trabalhar no mesmo local; Convivência com os problemas sociais da comunidade; Exposição àviolência |
Leite et al., 2014 |
Infraestrutura do NASF |
Recursos de trabalho; Falta de espaço físico. |
Sobrecarga e qualidade de vida do trabalho |
Falta de apoio institucional; Processo de trabalho; Carga de trabalho. |
Autonomia e identificação com o trabalho |
Resiliência e crescimento; Satisfação pessoal. |
Trabalho em equipe e relacionamento interpessoal |
Diálogo; Respeito; Provisões para trabalhar em equipe. |
Bracarence et al., 2015 |
Trabalho atual X Preconizado |
Dificuldade de implementação; Grande demanda de casos; Suporte matricial e estudos de caso são raramente usados;Número de consultas e qualidade de serviço; Desmotivação. |
Imediatismo da cultura curativa presente na prática profissional |
Intermediação da cultura curativa presente na prática profissional. |
Perfil, sobrecarga e identificação com o trabalho |
Identificação com o trabalho; Sobrecarga de trabalho; Relacionamento com equipes; Cuidados de saúde para profissionais. |
Nascimento et al., 2016 |
Identificação da proposta pelos profissionais do NASF e conhecimento do trabalho |
Um dos pontos fortes do profissional é identificar o modelo proposto; O reconhecimento de pacientes e equipes proporciona aos profissionais satisfação e prazer no trabalho cotidiano; Apreciação e aceitação do NASF como parte da ESF quando um educador físico é incluído na equipe; Autonomia e liberdade criativa geram prazer no trabalho; A criação de grupos educacionais para a comunidade também foi citada como fator de impacto na qualidade de vida da população; Existe uma perspectiva dialetal entre o sofrimento e o prazer dos profissionais associados às disputas de poder no NASF. |
Trabalho interdisciplinar |
Interdisciplinaridade e trabalho em equipe são fontes de prazer e força na execução do trabalho;Sãotrocadas experiências nas relações dos trabalhadores de diferentesáreas, representando ganho no trabalho; O respeito pelas diversidades e diferenças nas rotinas de trabalho é claro e relata hábitos que podem ser aprendidos e desenvolvidos; Os trabalhadores ficam felizes em transcender suas habilidades profissionais na lógica da interdisciplinaridade. |
Educação permanente em saúde |
Há uma apreciação, prazer e compreensão relacionados à educação permanente em saúde. |
Nascimento et al., 2017 |
Agradecimento no trabalho |
Reconhecimento e esforço no trabalho; Possibilidade de trabalhar com colegas; Sofrimento por não conhecer suas funções; Sofrimento por trabalhar em equipe; Obrigação de viver e trabalhar no mesmo local; Ser mal interpretado; Nenhuma apreciação pelo sofrimento. |