A1(13), 2014, Adicciones |
Avaliar a relação entre duração do uso da Internet e efeitos psicossociais adversos entre adolescentes de seis países europeus. |
Associação significativa entre a duração do uso de internet e a frequência da ocorrência de problemas escolares e psicossociais. |
Tempo de exposição à internet e possíveis prejuízos à saúde do adolescente |
A2(14), 2014, Anales de psicología |
Disponibilizar documentos sobre percepções e hábitos de uso da Internet e redes sociais entre adolescentes. |
Constatou-se uso pouco recomendável da internet pelos adolescentes e estes alegam que não se conectam a tudo que gostariam. |
Tempo de exposição à internet e possíveis prejuízos à saúde do adolescente |
A3(15), 2014, Psicothema |
Desenvolver uma ferramenta de triagem p/ detecção precoce de uso problemático de internet em adolescentes. |
O uso de uma ferramenta de triagem permite a gradação de adolescentes em um continuum de risco, apesar de não oferecer diagnóstico. |
Tempo de exposição à internet e possíveis prejuízos à saúde do adolescente |
A4(16), 2015, Acta Pediatric |
Conhecer a frequência e o uso de TIC por adolescentes da província de Valladolid, detectar riscos e avaliar a possibilidade de dasadaptação de conduta. |
O uso das TICs égeneralizado, sendo destacados como fatores de risco: excesso de uso, dependência, acesso a conteúdos inadequados, casos decyberbullying e sexting. |
Tempo de exposição à internet e possíveis prejuízos à saúde do adolescente |
A5(17), 2016, Rev Latinoamericana de Ciencias Sociales |
Analisar o uso da Internet e dos telefones móveis por adolescentes. |
Os adolescentes usam a Internet massivamente, acessando-a cada vez mais pelo telefone celular, por períodos cada vez mais prolongados. |
Tempo de exposição à internet e possíveis prejuízos à saúde do adolescente |
A6(18), 2012, Cad. Saúde Pública |
Descrever os padrões de comportamento sedentário em adolescentes espanhóis e estabelecer quantos deles não cumprem as recomendações de saúde pública sobre comportamento sedentário. |
A maioria dos adolescentes não cumpriu com as recomendações de saúde pública para comportamento sedentário. |
Tempo de exposição à internet e possíveis prejuízos à saúde do adolescente |
A7(19), 2016, Rev Paul Pediatr |
Determinar a exposição de escolares a quatro indicadores diferentes de comportamento sedentário e suas associações com gênero, série escolar, idade, condição econômica e nível de atividade física. |
A prevalência do comportamento sedentário foi elevada, principalmente nos fins de semana e destacou-se a propensão a navegação na internet mais de duas horas ao dia. |
Tempo de exposição à internet e possíveis prejuízos à saúde do adolescente |
A8(20), 2012, Psicothema |
Investigar o grau de consciência e compreensão dos alunos sobre os aspectos legais do cyberbullying.
|
Existe uma distância considerável entre o que os alunos devem saber e o que eles relatam estar cientes sobre os aspectos legais do cyberbullying.
|
Internet, adolescente e cyberbullying
|
A9(21), 2012, Psicothema |
Descrever e avaliar um instrumento implementado contra o bullying e cyberbullying num público adolescente italiano. |
Decréscimo do bullying, vitimização e cyberbullying, juntamente com o desenvolvimento de estratégias de adaptação no grupo controle. |
Internet, adolescente e cyberbullying
|
A10(22), 2012, Psicothema |
Contribuir para o campo da pesquisa do cyberbullying através de um quadro teórico abrangente que ajuda a prever a perpetração do cyberbullying em escolares adolescentes. |
A atitude é a maior perpetuadora do cyberbullying. Possíveis fatores desencadeantes: anonimato on-line, atingibilidade e falta de feedback visual da cybervictima quando a dor é real e causada por ações digitais. |
Internet, adolescente e cyberbullying
|
A11(23), 2012, Rev Méd Urug |
Apresentar um caso clínico de vítima de bullying tradicional e após de cyberbullying que tentou suicídio. |
Declarou receber mensagens de texto que depreciavam suas caracteristicas físicas e que seus pais diziam para ignorar, pois tudo ia passar. |
Internet, adolescente e cyberbullying
|
A12(24), 2015, Anales de Psicología |
Analisar as mudanças no cyberbullying conforme a idade. |
Comportamento do cyberbullying, bem como o de observação aumenta com a idade. |
Internet, adolescente e cyberbullying
|
A13(25), 2015, International Journal of Clinical and Health Psychology |
Analisar a capacidade preditiva de vários fatores sociodemográficos psicológico, educacional, familiar e tecnológico, em prováveis casos de cibervitimização ocasional ou grave, em uma amostra de adolescentes espanhóis. |
Comportamentos de risco na Internet, uso de redes sociais ou programas de mensagens instantâneas e a freqüência de uso de Internet constituem-se como portas de acesso para o cibervitimização, que pode ser ocasional, moderada ou grave. |
Internet, adolescente e cyberbullying
|
A14(26), 2012, Rev Panam Salud Publica |
Verificar como o início da atividade sexual dos jovens salvadorenhos éinfluenciada pelas mensagens que recebem sobre sexualidade , afetividade e lazer através da família, amigos e meios de comunicação social. |
O ambiente que rodeia os adolescentes, formado pela família, pelos amigos e pelos meios de comunicação (revistas e internet) é um fator que influencia as atividades dos jovens salvadorenhos. |
Internet como fonte de informações para saúde do adolescente |
A15(27), 2015, J Pediatr |
Avaliar a usabilidade de uma plataforma terapêutica Next.Step que visa a promover mudança de comportamento e melhorar o estado de saúde dos adolescentes por meio do contato aprimorado e interativo entre o adolescente e a equipe clínica. |
Houve satisfação por parte dos adolescentes ao usar a plataforma Next.Step. A avaliação pós-intervenção mostrou uma redução significativa nas variáveis antropométricas e comportamentais dos usuários. |
Internet como fonte de informações para saúde do adolescente |
A16(28), 2016, Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental |
Conhecer os aspectos positivos e negativos relacionados com a busca de informações de saúde na internet por parte de adolescentes com doença crônica. |
Houve indicação de aspectos positivos como o entendimento de doença crônica e a influência da mídia de comunicação no tratamento e autocuidado; e aspectos negativos, como a falta de conteúdo inteligível e questionamentos referentes a segurança do site e a veracidade da informação. |
Internet como fonte de informações para saúde do adolescente |