Open-access Necessidade de conforto percepcionada por idosos hospitalizados: uma análise à luz da teoria de Kolcaba

RESUMO

Objetivo:  Desvelar as necessidades de Conforto na percepção de pessoas idosas hospitalizadas, utilizando a Teoria de Kolcaba.

Métodos:  Estudo descritivo com abordagem qualitativa, com 11 idosos internados em um hospital universitário, com vistas a identificar necessidades de Conforto.

Resultados:  Os discursos foram categorizados em quatro unidades temáticas: Físico, Ambiental, Sociocultural e Psicoespiritual. No contexto Físico, foram identificadas as subcategorias de Alívio de Sintomas; Atividades de Vida Diária; Higiene e arranjo pessoal; Alimentação; Sono e repouso. No contexto Ambiental, o Conforto foi considerado superior ao do próprio lar. No Sociocultural, houve o afastamento dos vínculos familiares, despertando sentimentos de saudade e isolamento. No Psicoespiritual, evidenciou-se a espiritualidade e religiosidade.

Considerações finais:  As necessidades de Conforto dos idosos hospitalizados permitem refletir sobre os cuidados de enfermagem, fornecendo informações para qualificar a assistência e atender às necessidades reais da pessoa idosa.

Descritores: Enfermagem; Teoria de Enfermagem; Idoso; Cuidado de Enfermagem ao Idoso Hospitalizado; Conforto do Paciente

location_on
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro