1. Identificando processos que determinam a descontinuidade do cuidado à criança com obesidade nas unidades de saúde |
Descobrindo fragilidades de gestão para estruturar o cuidado do enfermeiro à criança com obesidade na ABS; Limitando o cuidado do enfermeiro à criança com obesidade pelo quantitativo insuficiente de recursos humanos, falta de capacitação e revelando organização do processo de trabalho a partir do modelo biomédico. |
"Deve ter equipe aí que funcione, mas na minha equipe ainda está muito difícil... porque a obesidade é para ser tratada como os hipertensos, a gente sabe, tem o cadastro, conhece, cuida, vai atrás, ta sempre em cima para vê." (E02); "Eu tenho 16 anos de PSF em Campina, nunca ouvi falar de enfermeira que atendesse crianças maiores sadias [...]" (G01) |
2. Caracterizando a fragilidade do cuidado compartilhado dos pais e profissionais de saúde no cuidado à criança com obesidade |
Recebendo influência de fatores culturais, socioeconômicos e psicológicos nas escolhas alimentares; Visualizando a ausência materna como potencializador para a obesidade infantil; Reconstruindo o círculo vicioso: hábitos dos pais sendo reproduzidos pelos filhos; Deparando-se com impossibilidades para estabelecer parcerias com os profissionais e familiares no cuidado à criança com obesidade e (Des)conhecendo a obesidade infantil como doença. |
"Quando falo da cultura, digo que é a cultura do fácil... Envolve o tempo, ninguém tem mais tempo para se preocupar com isso..." (E02); "[...] Quando a mãe não está em casa, ela aproveita. O pai está sempre ali facilitando." (PS04); "[...] Às vezes, o entrave pode ser o básico, a própria família que não acredita no processo, ou que desiste da criança... porque a própria mãe acredita que depois ela vai emagrecer." (E04) |
3. Interagindo com a equipe multiprofissional no cuidado |
Mantendo relação com o trabalho multiprofissional e disciplinar na atenção à criança com obesidade e contando com centro especializado de referência para o cuidado de criança com obesidade. |
"[...] Por isso que é importante o trabalho multiprofissional... Faz um bom tempo que a gente entendeu que nenhum de nós é tão bom quando todos juntos [...]" (E08) |
4. Vislumbrando novas perspectivas para o cuidado do enfermeiro |
Atuando como suporte à UBS para ser porta de entrada ao cuidado da criança com obesidade; Rompendo os limites da UBSF para captar e acompanhar crianças obesas; Estabelecendo vínculo com as famílias para o cuidado da criança com obesidade; Fomentando alternativas para cuidar da criança com obesidade e desenhando o cuidado sistematizado por meio de projetos de intervenção. |
"Quando o paciente chega à unidade, tem que passar primeiro pela Enfermeira [...] primeiro quando o usuário chega, procura, vai diretamente para a Enfermeira [...]" (PS03) "[...] Pra poder as enfermeiras ter esse olhar direcionado a todo ciclo de vida da criança, de 0 a menor de 11 anos, precisariam ter uma sistematização, porque soltas as crianças não vão pro posto pra enfermeiro [...]" (G01) |
5. Movendo-se nos cenários do cuidado do enfermeiro |
Identificando suprimento insatisfatório de recursos; Refletindo sobre a obesidade infantil no âmbito da gestão de saúde e apontando a falta de planejamento situacional como limitador para o cuidado do enfermeiro. |
"A nossa sensação, às vezes, é de impotência, porque nós não conseguimos mudar como gostaríamos de mudar porque não temos os recursos... O problema é a gestão... A política de uma cidade ou de um país. [...]" (E07) |
6. Atendendo a preocupação por novos processos do cuidado do enfermeiro |
- Abordando prevenção da obesidade infantil no atendimento às gestantes; Assimilando a consulta de enfermagem como princípio do cuidado à criança com obesidade; Utilizando o atendimento cotidiano no enfrentamento da obesidade infantil por meio de orientações e instituindo o acompanhamento sistemático da criança com obesidade na ABS: a perspectiva do enfermeiro. |
"[...] O que observo é que a partir do pré-natal deve-se começar uma orientação. Quando o bebê nasce, vai se dando uma continuidade e ampliando isso pra dentro das escolas quando a criança chega na idade escolar..." (G04) |