Open-access Comportamentos relacionados com a saúde de mulheres quilombolas: um estudo de representações sociais

RESUMO

Objetivo:  Identificar as representações sociais de mulheres quilombolas sobre o cuidado em saúde e caracterizar as práticas por elas realizadas.

Método:  Estudo descritivo, qualitativo, com aplicação da Teoria das Representações sociais, realizado com 30 mulheres de uma comunidade quilombola da Amazônia Brasileira. Realizaram-se entrevistas individuais e análise temática de conteúdo.

Resultados:  As práticas de cuidado à saúde se relacionam à casa, às pessoas, às famílias e ao meio ambiente, indicando uma compreensão ampliada das mulheres quilombolas sobre o cuidado à saúde. Em primeira instância, aplicam-se os recursos naturais, advindos de saberes tradicionais e uso de ervas, em segunda instância, o sistema oficial de saúde, sendo a mulher-mãe a principal cuidadora da família.

Considerações Finais:  A mãe viabiliza o cuidado à saúde no cotidiano familiar e indica ser a principal via de acesso dos profissionais de saúde para adentrar a comunidade quilombola e fazer chegar ao grupo os cuidados próprios do sistema oficial de saúde.

Descritores: Grupo com Ancestrais do Continente Africano; Mulheres; Comportamentos Relacionados com a Saúde; Psicologia Social; Enfermagem

location_on
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro