AA1 |
The effect of storytelling in a play therapy on Anxiety level in pre-school children during Hospitalization in the general hospital of Buton |
2017/Indonésia/ Public Health of Indonesia |
Determinar o efeito da narração de histórias sobre o nível de ansiedade em pré-escolares durante a hospitalização. |
Mostrou uma redução significativa nos níveis de ansiedade nas crianças durante a hospitalização. As histórias podem ser aplicadas pela Enfermagem para reduzir ansiedade em crianças hospitalizadas. |
AA2 |
Stories That Heal: Understanding the Effects of Creating Digital Stories With Pediatric and Adolescent/Young Adult Oncology Patients |
2017/ Canadá/ Journal of Pediatric Oncology Nursing |
Determinar e compreender como histórias digitais podem ser usadas como ferramentas no cuidado às crianças com câncer. |
Apontou um caminho alternativo para problemas de superação muito complexos sem a abordagem tradicional de psicoterapia ou outras intervenções terapêuticas comuns. |
AA3 |
Play distraction versus pharmacological treatment to reduce anxiety levels in children undergoing day surgery: a randomized controlled non-inferiority trial |
2016/Emirados Árabes e Jordânia/ Child: care, health and develop-ment |
Explorar a eficiência da narrativa, imagens e pintura como uma intervenção ansiolítica em comparação com a farmacologia, tradicional, a técnica de pré-medicação. |
O uso da história e o uso da medicação reduziram a ansiedade em proporções muito semelhantes, o que demonstra que a história pode ser utilizada para reduzir ansiedade nas crianças que precisam realizar cirurgias. |
AA4 |
Using Therapeutic Toys to Facilitate Venipuncture Procedure in Preschool Children |
2016/ Brasil/ Pediatric Nursing |
Estudar a eficácia de brinquedos terapêuticos durante procedimentos de punção venosa em crianças. |
Demonstrou redução da expressão de medo, presença do sorriso, brincadeiras e conversas depois do procedimento. |
AA5 |
Crianças e o conhecimento de si próprias a partir de histórias infantis |
2015/ Brasil/ Rev Enferm UFSM |
Verificar o conhecimento que as crianças têm de si próprias através da contação de histórias infantis com temas específicos para a saúde. |
Promoveu educação em saúde e saúde mental e pode ser usada como alternativa complementar ao tratamento das crianças com transtornos mentais. |
AA6 |
What Is It Like to Be a Child with Type 1 Diabetes Mellitus? |
2015/ Brasil/ Pediatric Nursing |
Compreender o que é ser uma criança com Diabetes Mellitus tipo 1 na perspectiva da criança e explorar fatores que interferem no manejo da doença. |
Facilitou a aprendizagem por parte das crianças sobre a doença e as complicações. |
AA7 |
Intervenção lúdica a crianças com doença crônica: promovendo o enfrentamento |
2014/ Brasil/ Rev Gaúcha Enferm |
Analisar os efeitos da realização de atividades do manual "Como Hóspede no Hospital" sobre o processo de enfrentamento de crianças afetadas por doenças crônicas. |
Ampliou a participação da criança no processo de saúde-doença e no tratamento, promovendo a aquisição de estratégias de enfrentamento. |
AA8 |
Little people, big lessons: An innovative strategy to develop interpersonal skills in undergraduate nursing students |
2014/ Austrália Nurse Education |
Explorar as aplicações da teoria interpessoal. Descrever uma estratégia de aprendizado para a teoria e equipar os enfermeiros e estudantes para trabalhar com crianças. |
Houve melhora da relação da teoria com a prática, processamento das informações e aprendizado sobre linguagem da criança. Aumento da confiança de forma motivadora despertando a curiosidade dos estudantes de enfermagem. |
AA9 |
A história infantil como recurso na compreensão do processo saúde-doença pela criança com HIV |
2013/ Brasil/ Rev Gaúcha Enferm |
Analisar como uma história infantil contendo questões relacionadas ao HIV/aids contribui para a compreensão do processo saúde-doença pela criança com HIV. |
Demonstrou que é possível conversar com a criança com HIV sobre sua situação, sem revelar o diagnóstico. Serve de estímulo à educação em saúde, a compreensão do estado de saúde, a participação no processo terapêutico, adesão ao tratamento, e a convivência com outras crianças em situação semelhante. |
AA10 |
Promoção em saúde mental: a enfermagem criando e intervindo com histórias infantis |
2011/ Brasil/ Rev Gaúcha Enferm |
Verificar o (re)conhecimento das emoções de crianças, através de histórias específicas para a saúde. |
A história como estratégia de cuidado em saúde mental infantil foi capaz de acessar sentimentos complexos e de difícil entendimento para a criança, ajudando-a a elaborar questões profundas e a verbalizar seus medos, angústias e alegrias. |
AA11 |
Lectura de cuentos infantiles como estrategia de humanización en el cuidado del niño acamado en ambiente hospitalario |
2011/ Brasil/ Invest Educ Enferm |
Avaliar a leitura das histórias infantis como estratégia de humanização do cuidado da criança hospitalizada. |
Todas as crianças e seus cuidadores se mostraram a participativos, e alegres. Houve identificação com os personagens das histórias e melhora no tratamento. Incentivou o hábito da leitura. |
AA12 |
Olho vivo: analisando a acuidade visual das crianças e o emprego do lúdico no cuidado de enfermagem |
2010/ Brasil/ Esc Anna Nery Rev Enferm |
Detectar precocemente o déficit visual nas crianças em fase escolar e promover a saúde visual por meio de atividades lúdicas. |
As atividades lúdicas foram determinantes para o entendimento sobre os cuidados com os olhos, e estimulou a participação das crianças na avaliação visual. |
AA13 |
Utilização do brinquedo terapêutico na assistência à criança hospitalizada |
2010/ Brasil/ Rev. Bras. Ed. Esp., Marília |
Utilizar o brinquedo como recurso terapêutico no alívio das tensões reais e inconscientes da criança em relação à hospitalização. |
O BT antes da cirurgia foi um facilitador de educação em saúde para crianças que necessitam de cirurgia. |
AA14 |
A mediação de leitura como recurso de comunicação com criança Hospitalizadas |
2009/ Brasil/ Rev Latino-am Enferma-gem |
Apreender em que medida a mediação de histórias, proposta pelo Projeto Biblioteca Viva em Hospitais, pode ser recurso de comunicação com a criança hospitalizada. |
Gerou possibilidade terapêutica e educativa, pois além de oferecer à criança a oportunidade de entender o que ocorria, também melhorou a aceitação de procedimentos. |
AA15 |
Pilot Testing Okay With Asthma: An Online Asthma Intervention forSchool-Age Children |
2008/ Estados Unidos/The Journal of School Nursing |
Conhecer a eficácia do uso do programa Okay With Asthma para entender as atitudes das crianças com asma. |
Houve melhora significativa no conhecimento sobre a doença e sobre quais atitudes de autocuidado podem ser tomadas. |
AA16 |
Using puppetry to elicit children's talk for research |
2008/ Canadá/ Nursing Inquiry |
Explorar o uso de fantoches e descrever como podem ser usados para obter dados de pesquisa. |
O contar de histórias usando fantoches, apoiou-se na simulação de situações de cuidado, respeitando o tempo da criança, a linguagem e o desenvolvimento. Pode ser usado em diferentes pesquisas em Enfermagem. |